FISIOTERAPIA NO TRATAMENTO DA TENSÃO MUSCULAR NOS PRINCIPAIS MÚSCULOS DO PESCOÇO

SABRINA JACAÚNA

Trabalho de Conclusão do Curso de Fisioterapia, Uninassau, para obtenção do título de Fisioterapeuta.Orientador:
Prof. Francisco Carlos Santos Cerqueira.

Prof. Francisco Carlos Santos Cerqueira.

DEDICATÓRIA
Dedico este trabalho primeiramente a Deus pela proteção e sabedoria, que me conduziu até este momento em segundo, aos meus pais: Josefina Jacaúna e Marney Cunha pela contribuição aos estudos, pelo apoio de meus familiares, principalmente tias: Adilvania Jacaúna e Alcieny Jacaúna, primos Yanaíra Jacaúna e Marcos Antônio Alves que auxiliou de forma contínua em edições de texto de cunho universitário, pela ajuda de todos os dias e agradeço às amizades de minhas colegas de turma, que sempre estavam comigo dando apoio nos estudos. OBRIGADA!

AGRADECIMENTO
A Deus, pela minha vida e por ter me conduzido nessa jornada acadêmica com saúde, sabedoria e força para ultrapassar todos os obstáculos encontrados ao longo do curso. Aos meus pais e irmão, que ajudaram e contribuíram nos estudos e custos da faculdade.

Aos meus familiares pelos incentivos e colegas por todos os dias que ficaram comigo estudando, pelo carinho, respeito e amizade adquiridos nesses anos.

Aos professores, pelos ensinamentos que permitiu minha melhora no processo de formação profissional. E ao meu orientador que ajudou na elaboração deste projeto.

Agradeço a todos que direta ou indiretamente fizeram parte da minha formação acadêmica o meu muito obrigado.

EPIGRAFE
“A maior recompensa para o trabalho do homem não é o que ele ganha com isso, mas o que ele se torna com isso.” John Ruskin.

RESUMO

Na atualidade os jovens cada vez mais precisam estar conectados, principalmente com o celular que utilizam diariamente para os estudos, trabalho, negócios e se comunicar com os familiares, as pessoas passam muitas horas usando essa ferramenta que trouxe para a sociedade muitos benefícios, mas, malefícios como: a má postura, dores na região do pescoço, tensões musculares nos principais músculos do pescoço, cansaço da musculatura, diminuição da amplitude de movimento e fraqueza muscular do pescoço. O objetivo do estudo foi verificar quais os recursos fisioterapêuticos que podem tratam as tensões musculares do pescoço dos jovens que utilizam celulares de forma errônea e destacar a importância do alongamento, liberação miofascial e crioterapia no tratamento da tensão muscular do pescoço. A metodologia da pesquisa foi realizada em fontes bibliográficas, baseando-se de forma descritiva e qualitativa, através de artigos científicos e livros. Conclui-se que o fisioterapeuta pode tratar os desconfortos adquiridos ao longo da vida através do uso excessivo do celular, assim usando de técnicas específicas, podendo orientar seus pacientes na utilização adequada dos celulares em posições que deixam a musculatura do pescoço em um patrão confortável.

Palavras-chaves:Pescoço, tensão muscular, recursos fisioterapêuticos.

ABSTRACT

Nowadays young people increasingly need to be connected, especially with the cell phone they use daily for studies, work, business and to communicate with family members, as people spend many hours using this tool that has brought many benefits to society, but , harms such as: poor posture, pain in the neck region, muscle tension in the main neck muscles, muscle fatigue, decreased range of motion and muscle weakness in the neck. The objective of the study was to verify which physiotherapeutic resources can actually treat neck muscle tension in young people who use cell phones in an erroneous way and to highlight the importance of stretching, myofascial release and cryotherapy in the treatment of neck muscle tension. The research methodology was carried out in bibliographic sources, based in a descriptive and qualitative way, through scientific articles and books. It is concluded that the physiotherapist can treat the discomforts acquired throughout life through the excessive use of cell phones, thus using specific techniques, being able to guide his patients in the proper use of cell phones in positions that leave the neck muscles in a comfortable pattern.

Keywords:Neck, muscle tension, physical therapy resources.

1. INTRODUÇÃO

Segundo Steve Jobs “A tecnologia move o mundo”. Baseando-se nesta afirmação pode-se observar que as criações de diversos aparelhos tecnológicos trouxeram aos seres humanos a facilidade de intercomunicação em uma velocidade recorde. De forma antagônica mostrou ser voraz e algoz aos usuários que não se adaptaram à sua forma de uso e cuidados. Posteriormente o uso continuo de forma errônea da tecnologia como o celular acarretou o surgimento de doenças relacionadas à má postura empregada pelos usuários em seu deleite uso.

O presente artigo introduz as abordagens fisioterapêuticas no tratamento da tensão muscular nos principais músculos do pescoço, com o enfoque em pacientes jovens que, por estarem em fase de transformação química, física e psíquica, acabam não fazendo o uso adequado dos aparelhos celulares e não recebendo informações prévias dos cuidados a serem observados durante seu uso. Em um “tempo-espaço” de médio à longo prazo acarretará prejuízos a sua saúde.

Cabe ao profissional fisioterapeuta orientar aos seus pacientes e população em geral os cuidados ergonômicos a serem introduzidos em seu dia-a-dia. De forma introdutiva deve orientar e ensinar aos pacientes alongamentos e liberação miofascial que possibilitam o fortalecimento e relaxamento da musculatura. Podendo também ser aplicado a crioterapia como tratamento complementar.

No decorrer do tempo atual surgem síndromes correlacionadas ao assunto, como a síndrome text neck ou síndrome do pescoço de texto sendo um termo criado pelo Dr. Dean Fishman. Esta síndrome tem como principais sintomas as mialgias localizadas e continuas que podem acarretar cefaleias e desconforto na região de forma intermitente e continua.

De forma a se obter o correto posicionamento corporal no momento de uso do aparelho celular foi corroborada e empregada internacionalmente o modelo de alinhamento postural proposto por Kedall em 2007.

A Metodologia desta pesquisa foi realizada em fonte bibliográfica, baseando-se em forma descritiva e qualitativa, através de artigos científicos e livros. Concluindo, que o fisioterapeuta tem um papel muito importante na recuperação desses pacientes que sentem desconfortos na região do pescoço e na musculatura tensionadas ao longo do dia, por sobrecarrega dos músculos.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 As tensões musculares nos principais músculos do pescoço

Fisiologicamente durante a contração muscular, ocorrem processos químicos que fornecem energia para a execução dos movimentos. Após a contração (durante o relaxamento do músculo), as reservas de energia são novamente reconstituídas. De acordo com o grau de exigência, há diminuição das reservas de energia.

Quando um músculo perde sua flexibilidade ocorre diminuição da relação comprimento-tensão, incapacitando-o de produzir o pico de tensão adequado, o que gera franqueza e retração. O aumento da tensão muscular representa uma forma de o corpo demonstrar a alteração de determinado segmento corporal.

Isso leva a compensações e sobrecargas que geram prejuízos na funcionalidade corporal, principalmente nos principais músculos do pescoço como: esternocleidomastóideo, trapézio, escalenos, supra-hióideos e o infra-hióide, esses músculos sofrem impactos do dia-a-dia, pois ficamos muito tempo em uma só posição quando estamos no celular, às vezes tem uma sobrecarga de tensão muscular e leva os músculos adquirirem até pontos-gatilho ou pontos dolorosos na região do pescoço.

Por isso precisamos dá uma pausa no que estamos fazendo e realizar alongamentos, melhorando assim os desconfortos adquiridos nessa região, então o fisioterapeuta pode fazer um plano de tratamento para essas complicações que surgem após a incorreta utilização do celular.

2.2 Principais recursos fisioterapêuticos que podem atuar no tratamento da tensão muscular do pescoço.

Na fisioterapia existem muitos recursos que ajudam na reabilitação dos pacientes que sofrem com dores musculares ou desconfortos na região do pescoço. Nesta pesquisa colocamos em evidência alguns dos principais recursos como: alongamento, liberação miofascial e a crioterapia na recuperação da tensão muscular.

2.3 A importância do alongamento, liberação miofascial ou criotarapia no tratamento da tensão muscular do pescoço.

O alongamento tem muitos benefícios, melhora o encurtamento, diminui a rigidez, eleva a flexibilidade, desenvolve a coordenação, diminui a tensão muscular e aumenta a amplitude de movimento. É um do primeiro exercício na recuperação dos músculos, quando estão encurtados ou tem pouca amplitude de movimento.

A liberação miofascial é uma técnica que combina movimentos tracionais de deslizamento, fricção e amassamento, de forma a alongar o músculo e as fáscias, para obtenção do relaxamento dos tecidos tensos. E contém benefícios, por exemplo: auxilia nas atividades físicas, aumenta a mobilidade articular, auxilia na realização dos movimentos, diminui a tensão, ativa os músculos e atua na recuperação muscular.

A crioterapia é utilizada para descrever a aplicação do frio no tratamento de lesões, traumas ou na estética, pode ser aplicada de varias maneiras: compressas geladas, por meio de recipientes, toalhas ou saco de plástico com gelo picado, compressas de gel, compressas químicas, imersão em água e gelo.

Os efeitos locais da aplicação da crioterapia incluem vasoconstrição com redução do fluxo sanguíneo e diminuição da taxa metabólica, redução de resíduos celulares, redução da inflamação, redução da dor e a redução do espasmo muscular.

2.4 ANALISE, DISCUSSÃO E RESULTADOS

Ao analisar os dados adquiridos no decorrer da pesquisa verificasse a importância assistencial de um fisioterapeuta, pois, podem tratar varias patologias recorrentes no uso da tecnologia, observasse que a postura tem papel importantíssimo em evitar tais mialgias, e com o uso das atividades físicas de alongamentos musculares do pescoço, se observa a diminuição da carga exercida nos músculos e relaxamento da área em trabalho.

Os jovens usufruem quase majoritamente o celular, em jogos eletrônicos e redes sociais, por um longo período de tempo, esquecendo-se de sua ergonomia e bem estar corporal, prejudicando músculos do pescoço, tendo sua musculatura cada vez mais fraca, prejudicando o seu correto funcionamento. Tais músculos ao não serem alongados e relaxados, tendem a emitir ao cérebro sinais elétricos e químicos de que algo não está correto, posteriormente surgindo à dor.

Discutissem que os recursos fisioterapêuticos são eficazes no tratamento da tensão muscular do pescoço. De forma primaria após a avaliação fisioterapêutica, realizasse a anamnese desse paciente a fim de descobrir quais são os músculos em tensão.

Conforme as queixas e as informações coletadas do paciente é traçado um plano de tratamento, assim o fisioterapeuta visará a cada sessão a realização de condutas como: alongamento, crioterapia ou a liberação miofascial nesse paciente.

Os resultados obtidos foram os benefícios de um tratamento adequado e de como os recursos fisioterapêuticos podem melhorar os desconfortos, dores musculares e os pontos-gatilho na região do pescoço, proporcionado às pessoas o alivio das dores.

3. CONCLUSÃO

O artigo abordou a relação dos celulares e os músculos do pescoço que podem adquirir tensões musculares, pelo uso excessivo e incorreto posicionamento corporal na utilização, em posições que prejudicam a musculatura da região do pescoço.

O pescoço possui músculos que realizam muitos movimentos, sendo funcionais. É observável que é crescente as queixas de dores na região do pescoço e músculos adjacentes após horas de uso do celular em posição corporal errada. A fisioterapia advém de equipamentos fisioterapêuticos que podem agir de forma complementar ao tratamento.

Por tanto é muito importante uma avaliação fisioterapêutica, tendo em vista a orientação previa ao paciente que busca o atendimento, buscando agir de forma pedagógica antes do surgimento da dor. O fisioterapeuta traçará um plano de tratamento com base nas informações adquiridas do paciente.

Nesta pesquisa foram colocados em evidência alguns recursos como: alongamento, crioterapia ou liberação miofascial, que teve destaque no tratamento da tensão muscular nos principais músculos do pescoço e assim podendo fazer a reabilitação dessa região. Promovendo a recuperação da musculatura que ficam enfraquecidas pelo uso irregular e por não ser realizado nenhum exercício ou tratamento fisioterapêutico.

Destaca-se a importância de um fisioterapeuta na assistência básica, sendo essenciais no primeiro contato com os pacientes, que sofrem com os desconfortos musculares na região do pescoço.

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

PANATO, Karen. Avaliação de pontos de tensão muscular em usuários de smartphone, Universidade Federal De Santa Catarina- UFSC, 2017, Araranguá. Artigo Científico.

SOUZA, Marcos. A importância de alongamento físico, Faculdade De Educação E Meio Ambiente- FAEMA, 2016, Ariquemes. Artigo Científico.

SANTOS, Hosana¹; JOIA, Luciane². A liberação miofascial nos tratamentos de cervicalgia, Faculdade São Francisco De Barreiras, 2018, Bahia. Artigo Científico.

LIMA, Natamia¹; DUARTE, Vanderlane²; BORGES, Grasiely³. Crioterapia: Métodos e aplicações em pesquisas brasileiras, uma revisão sistemática. Saúde e pesquisa, Maringá (PR), 2015.

BEVER, L. ‘Text neck’ is becoming an ‘epidemic’ and could wreck your spine Morning Mix, 2014. Artigo Cientifico.

WYNN Kapit¹, Lawrence M. Elson². Anatomia um livro para colorir, Revisão técnica, Universidade de Estado do Rio de Janeiro. Livro didático\ 4 edição.

Kisner, Carolyn. Exercício Terapêutico: Fundamentos e Técnicas. 5º edição. São Paulo: Editora Manole LTDA, 2009.

Cielo CA, Christmann MK, Ribeiro VV, Hoffmann CF e colaboradores. Síndrome de tensão musculoesquelética, musculatura laríngea extrínseca e postura corporal: Considerações Teóricas. Universidade Federal de Santa Maria-UFSM, Santa Maria, RS, Brasil, 2013. Artigo Cientifico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.