Fisioterapia na Asma

A asma é definida como uma doença inflamatória crônica das vias aéreas, cujos principais sintomas são de chiado no peito, falta de ar, desconforto torácico e tosse. Esta entidade clínica caracteriza-se por hiper-reatividade da árvore traqueobrônquica a uma variedade de estímulos e a sua manifestação fisiológica primária é a limitação variável ao fluxo aéreo, que é geralmente reversível espontaneamente ou pelo tratamento medicamentoso.

Dentre os fatores que desencadeiam a crise, os mais comuns são: mudança de temperatura, estresse, inalação de alérgenos (ácaros da poeira, pólens, fungos, barata,alérgenos de gatos e cães), substâncias que irritam os brônquios (fumaça de cigarro, poluentes do ar, odores), fadiga, drogas (antiinflamatórios não-hormonais, antagonistas dos receptores beta) e exercícios.

A fisioterapia respiratória na ASMA tem por objetivo facilitar a função dos músculos respiratórios, o aumento da capacidade pulmonar com exercícios que modifiquem o padrão ventilatório, a reeducação da respiração e a melhora da capacidade na realização das atividades diárias.

A fisioterapia pode atuar na reabilitação respiratória funcional, através da realização de exercícios respiratórios, treinamento muscular inspiratório, higiene brônquica, técnicas de relaxamento da musculatura acessória, alongamento, reexpansão torácica, educação postural e melhora do condicionamento aeróbico.

O Tratamento da asma pela Fisioterapia pode ser realizado em clinicas especializadas, em domicílio e hospitais por Fisioterapeuta com formação em Fisioterapia Respiratória e que de acordo com a autonomia profissional, tem a capacidade para prescrever o tratamento de forma específica para o paciente asmático.

Dr. Mariel Patricio de Oliveira Junior
Fisioterapeuta do Hospital Estadual Getúlio Vargas
Coordenador da Pós Graduação de Fisioterapia em Terapia Intensiva – FABA
Coordenador de Fisioterapia da Clínica Respirar Saúde
Primeiro Secretário e Coordenador do Dept. de Emergências da AFERJ
Coordenador da Câmara Técnica de Fisioterapia em Emergências do CREFITO2

2 comentários em “Fisioterapia na Asma”

1. Graça Rios

Excelente artigo! É sempre importante fornecer informações sobre a asma, afinal educação é tudo!

2. Graça Rios

Excelente publicação do professor Mariel Patricio com informações relevantes para tratamento de reabilitação funcional do asmático.