Fisioterapia: Legislação aplicada leis, decretos e resoluções.

Por: Dra. Isabel Coutinho | Portugal

Isabel

O livro fisioterapia: legislação aplicada leis, decretos e resoluções, editado em 2015 pela editora Autografia, no Rio de Janeiro, constitui uma contribuição muito relevante para a Ética e Deontologia no Brasil. Esta obra da autoria de Carlos IURI da Silva Lúcio, resulta no âmbito da sua atividade como fisioterapeuta, auditor de Sistemas de Saúde e Saúde Pública e professor do curso de aprimoramento profissional

Em jeito de introdução importa referir que cada fisioterapeuta deve perspetivar a sua vida profissional numa atitude de missão e serviço no contexto da saúde e da vida, dedicando-se de forma plena e demonstrante uma profunda solidariedade para com o ser humano.

Assim a deontologia em fisioterapia é fundamental, porque a sua responsabilidade Ética e moral é muito grande uma vez que desempenha uma função deveras transcendente, já que muitas vezes tem nas suas mãos a vida de seres humanos em termos biopsicossociais.

No entanto, a fisioterapia não responde a todos os desafios e questões que os seus doentes/clientes/utentes lhe colocam, mas os fisioterapeutas têm o dever de proteger a funcionalidade, a qualidade de vida e preservar a dignidade do homem, admitindo que a via própria para tomar decisões deve ser a sua própria consciência e a melhor evidência científica disponível.

O direito em saúde tem com base a Ética e a Bioética, assim como a deontologia e constitui um ramo do direito aplicado a conduta do fisioterapeuta na sua relação com os seus doentes/clientes/utentes, famílias e cuidadores de que podem eventualmente resultar imprecisões ao mesmo faltas, que tem como base o incumprimento da legislação, códigos, declarações, convenções nacionais ou internacionais.

O contributo deste livro centra-se no facto de ser um estudo aprofundado e interligado dos aspetos éticos, deontológicos e jurídicos no âmbito da Fisioterapia, que nem sempre está disponível para ser consultado pelo leitor de uma forma organizada.

Desta forma considera-se que esta obra é de muito útil para fisioterapeutas, juristas e profissionais de saúde porque permite uma leitura atual sobre os principais problemas relacionados com as responsabilidades dos fisioterapeutas no Brasil. Tendo em conta o aumento de número de ações nos tribunais, devido as rápidas alterações económicas, políticas e sociais, à progressiva desmistificação do papel do fisioterapeuta, à evolução científica tecnológica da fisioterapia e à consciencialização cada vez mais efetiva dos doentes/clientes/utentes sobre os seus direitos, consideramos que esta obra é uma mais valia nesta área do conhecimento. Tanto para os profissionais como para os estudantes de direito e fisioterapia pois encontram na mesma a compilação de toda informação de que necessitam para a sua formação e estudo sobre o assunto.

Desta forma consideramos que o principal objetivo deste livro é reunir tão numerosa e dispersa bibliografia num só documento sobre temas tão vastos.

O leitor poderá encontrar longo do livro, entre outros os seguintes temas:

Leis e direitos

Exercício Profissional

Especialidades da profissão

Questões administrativas

Para terminar gostaríamos de expressar as nossas sinceras congratulações ao autor e desejar que este seja apenas o primeiro de muitos livros que venha a escrever, porque seguramente os mesmos poderão vir a contribuir para o aprofundamento do conhecimentos, capacidades e competências em fisioterapia não só no ponto de vista científico e técnico mas, também jurídico o que fundamenta a consolidação da área científica de Fisioterapia e a profissão de fisioterapeuta.

capadolivro

Se desejar, use os botões abaixo para compartilhar.

1 comentário em “Fisioterapia: Legislação aplicada leis, decretos e resoluções.”

  1. vanessa Tini

    Bom dia,

    Sou professora da faculdade Anhanguera em Brasília. Uma das minhas disciplinas é a ética e deontologia.
    Gostaria de saber se é possível receber uma doação desse livro para uma análise e adicioná-lo nas minhas bibliografias da disciplina.
    Posso entregar, se for o caso, um relatório da faculdade para comprovar a docência.

    Obrigada,
    Professora Vanessas Tini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.