Fisioterapia Dermatofuncional: o que é?

A Fisioterapia Dermatofuncional está fundamentada em conceitos científicos sólidos. É uma especialidade que estuda as disfunções endócrino-metabólicas, circulatórias, dermatológicas e músculo-esqueléticas, no qual aborda as condições dermatológicas inteiradas com a sua qualidade funcional e psicossocial.

Atua de forma preventiva, corretiva e na promoção à saúde do indivíduo, possibilitando a melhora e a restauração de desvios estéticos e da auto-estima, com foco na melhoria na qualidade de vida dos pacientes.

A Fisioterapia Dermatofuncional atua tanto nas disfunções estéticas quanto nos pacientes com quadro de úlceras, linfedemas, queimados, pré e pós-operatório de cirurgias plásticas e bariátricas, prevenindo e/ou tratando as respostas advindas das intervenções cirúrgicas.

A atuação da Fisioterapia Dermato Funcional em cirurgias plásticas vai muito além da drenagem linfática. O fisioterapeuta se preocupa com o paciente de forma universal.

A fisioterapia respiratória no pré cirúrgico é muito importante para a prevenção de atelectasias no pós operatório imediato. A fisioterapia motora no pós cirúrgico atua prevenindo TVP’s (Trombose Venosa Profunda) e mantém a integridade articular.

De um modo geral, a fisioterapia trabalha com técnicas específicas sendo indicadas de acordo com a necessidade de cada paciente.

A Drenagem Linfática Manual (DLM) entra como um grande aliado na recuperação pós-cirúrgica imediata. É um método de mobilização da linfa que retira o acúmulo de líquido intersticial resultando em melhora local da oxigenação e circulação nos tecidos, na aceleração da cicatrização e no aumento da capacidade de absorção de edemas e equimoses.

Dra. Glória Lourenço – CREFITO-2 180728 F

Fisioterapeuta Dermatofuncional
www.glorialourenco.com

Se desejar, use os botões abaixo para compartilhar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.