Fisioterapia contribui para uma melhor qualidade de vida de pessoas deficientes

A vida de uma pessoa com deficiência pode ter muito mais qualidade com certos cuidados. A fisioterapia é um desses cuidados. Ela é responsável, entre outras coisas, por aumentar o bem-estar em face da limitação enfrentada no dia a dia.

Esta é a razão da fisioterapia ser parte da rotina de pessoas com deficiência. Essencialmente, as atividades terapêuticas são focadas nas necessidades básicas, como o cuidado com a higiene pessoal, a alimentação e o deslocamento. Por isso, a fisioterapia é fundamental para que o indivíduo tenha mais autoconfiança, busque a recuperação da capacidade motora e a melhora das funções vitais.

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cerca de 6,7% da população brasileira é composta por pessoas com algum tipo de deficiência. O número supera os 12 milhões de pessoas. Um dado assombroso, mesmo considerando o alinhamento mais preciso do panorama social das deficiências físicas, sem o qual teríamos um volume impreciso que colocaria quase um quarto da população brasileira no grupo de deficientes.

A fisioterapia

A fisioterapia é uma ciência da área da saúde que tanto pode servir à prevenção de doenças, quanto ser aplicada ao tratamento de uma deficiência temporária ou perene.

Os conhecimentos técnicos da fisioterapia aliados aos conhecimentos científicos de anatomia e fisiologia podem contribuir sensivelmente para melhorar a qualidade de vida de pessoas com deficiência física, seja através da recuperação de capacidades motoras, seja através da adaptação de outras funções que possam auxiliar na superação da dificuldade latente.

Para uma pessoa com deficiência, a fisioterapia é fundamental para ajudar na melhoria de qualidade de vida e na adaptação ao seu quadro particular. Cada tipo de deficiência exige uma abordagem específica, seu avanço é gradativo, dependendo de cada tipo de deficiência e da própria condição do paciente, e, por isso, o tratamento deve ser iniciado com a maior brevidade possível.

O fisioterapeuta

A atividade do fisioterapeuta exige formação superior em Fisioterapia e registrados no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito). A profissão de fisioterapeuta é regulamentada pela Decreto-Lei Nº 938/1969, além de outras leis que regulam a atividade.

O fisioterapeuta é um profissional da área da saúde que atua na recuperação de capacidades motoras e da prevenção de lesões através da avaliação do quadro do paciente e da aplicação adequada de massagens e exercícios físicos específicos.

O profissional de fisioterapia é capacitado para avaliar e diagnosticar disfunções, prescrever tratamento fisioterápico, e decidir pela intervenção ou pela alta da fisioterapia. A complexidade da profissão exige um entendimento global do corpo humano, por meio de conhecimento de anatomia, fisiologia, histologia, biofísica, biomecânica, bioquímica, cinesiologia, farmacologia, neurociências, entre outras ciências de formação em saúde humana.

Os benefícios da fisioterapia

Mais uma vez, a amplitude e a complexidade da fisioterapia impossibilitam descrever todos os benefícios por ela alcançáveis, então, apresentamos alguns bons exemplos.

Um dos tratamentos mais utilizados é a cinesioterapia, que consiste em séries de alongamentos e mobilizações visando ao fortalecimento da musculatura para ajudar na recuperação de movimentos. Pontualmente, a massoterapia pode ser adicionada para ajudar na recuperação da mobilidade.

A eletroterapia é um tratamento muito utilizado para diminuir dores, estimular excitação neuromuscular, regeneração de tecidos, entre outras finalidades. O tratamento se utiliza de uma corrente elétrica aplicada no paciente com variações de intensidade e frequência.

Pessoas com deficiências motoras crônicas podem fazer hidroterapia para estimular desenvolvimento motor, evitando luxações que normalmente podem acontecer durante as seções de cinesioterapia, além de aumentar o grau de resistência.

A SM Care

A SM Care é uma clínica de fisioterapia na Vila Olímpia especializada em fisioterapia de excelência técnica na prestação de serviços de reabilitação e prevenção de lesões através da aplicação de diversas técnicas fisioterapêuticas.

Além de uma equipe altamente capacitada, a SM Care tem uma sede equipada com modernos equipamentos e recursos para o completo desenvolvimento das mais atuais técnicas de terapias de reabilitação.

Website: http://www.smcare.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.