Fisioterapia ajuda em doença incurável

Continua após anúncios...

Fonte: http://www.cmjornal.pt/

Estima-se que em Portugal as Ataxias Hereditárias afetem cerca de mil pessoas. Ataxia é um transtorno neurológico que se caracteriza pela falta de coordenação dos movimentos musculares voluntários e do equilíbrio, dificultando a execução de tarefas normais do dia a dia.

Progressivamente, os doentes perdem a coordenação e o equilíbrio da marcha e a coordenação nos movimentos finos das mãos.

A fala torna-se mais lenta e os movimentos dos olhos podem também ser afetados. Estes sintomas agravam-se com o passar do tempo e, para a maioria dos casos, não existe cura.

Desde o diagnóstico da doença, a movimentação autónoma dos doentes torna-se cada vez mais difícil, havendo necessidade, por vezes, de recorrer a um andarilho ou a uma cadeira de rodas.

A Ataxia é um sintoma, não uma doença específica. “As Ataxias Hereditárias são um grupo de doenças caracterizadas pela descoordenação dos movimentos voluntários. Os doentes perdem progressivamente a capacidade de realizar movimentos de forma suave e harmoniosa. As ataxias são causadas pela alteração do normal funcionamento do cerebelo”, explica Leonor Correia Guedes, médica neurologista no Hospital de Santa Maria.

Continua após anúncios...
Se desejar, use os botões abaixo para compartilhar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.