Fisioterapia 2.0

Smartphones e tablets tem mudado o cotidiano de vários fisioterapeutas, tanto no âmbito acadêmico-científico quanto nas práticas clínicas diárias.
Como diria aquele velho comercial de TV: Não é milagre fisioterapeuta, é tecnologia!

Você pode usar esses APPs pra poupar espaço na sua maleta, acalmar uma criança no consultório ou mesmo para impressionar um paciente ao explicar (com recurso 3D) detalhes de seu tratamento. O APP sempre causa uma boa impressão.

O melhor de tudo, é que eles são de graça! No site da revista Nova Fisio você vai encontrar vídeos demonstrando como funciona cada um desses aplicativos e também um link pra poder baixar imediatamente para o seu tablet ou celular sem pagar nada!

Se você já usa algum APP pra fisioterapia e quer compartilhar conosco, mande a sua dica com comentário, nós publicaremos na próxima edição e você ainda leva o crédito.

1- FISIOapp

O principal e mais importante de todos. o FISIOapp é um aplicativo de notícias e informação. Nele você recebe notícias diárias, assim como informativos semanais, revista mensal, videos, podcasts, Radio e o melhor de tudo sobre fisioterapia que esta disponível na internet, organizado para você ter na palma da mão- http://fisio.app

2- G-pro

G-pro proporciona leituras instantâneas e precisas de amplitude de movimento (ROM-Range of Motion) é um Goniômetro eletrônico. O design luminoso faz bonito nas consultas iniciais, principalmente com os mais idosos, a cada bip dá pra ver um sorrisinho no rosto do paciente, e isso é legal! G-pro também pode ser usado para medições de raios X (por exemplo, para determinar o grau de uma escoliose). Em versão gratuita, ele faz 12 leituras ROM. Com a versão completa, pode-se definir o ângulo zero relativo ilimitadas vezes e gravar até 12 leituras na memória.
Google Play- http://migre.me/l0uFT

3-iMuscle

Ótimo pra pesquisar anatomia. O iMuscle conta com mais de 450 animações de exercícios e alongamentos musculares. O APP tem várias dicas de exercícios, mas o legal mesmo são as animações, todas em 3D. Experimente mostrar ao seu paciente no meio da cinesioterapia uma animação e explique pra ele (ou melhor, deixe o aplicativo explicar) o resultado de cada movimento no corpo. Aposto que seu paciente vai curtir! É um bom atlas de anatomia humana e o melhor, cabe dentro do seu bolso! Para iOS e IPad
Site: http://migre.me/l0vZV

4- Pocket Yoga

Uma mão na roda para quem trabalha com pilates ou procura variações de atividades físicas para alongar e relaxar seu paciente. Baseado nos exercícios de yoga, fornece as posições, sequências e separa os exercícios por nível de dificuldade e tempo de duração. A voz detalhada orienta (além da instrução visual) os movimentos de respiração e inspiração. O aplicativo contém um dicionário que explica como fazer as posições e quais são os benefícios de cada uma. Como ajuda o fisioterapeuta: Com o app é possível pesquisar movimentos direcionados a uma parte especifica do corpo ou para combater problemas como ansiedade nos pacientes. Esse é pago, mas custa só R$6,81. Tá disponível para Android, iPhone e iPad.
Site: http://migre.me/l0wM0

5- Instant Heart Rate

É um aplicativo que identifica o ritmo cardíaco, sem a necessidade de qualquer outro equipamento. Com apenas quinze segundos, é possível monitorar a pulsação do seu paciente.
Funciona assim, você coloca o dedo indicador do paciente sobre a lente da câmera, que detecta suaves mudanças na coloração da pele pelo fluxo de sangue entre cada batida do coração, e assim, consegue medir os batimentos cardíacos. (É importante estar num ambiente bem iluminado, de preferência com luz natural) É bem bacana! Para iOS , e o App tá em inglês.
Site : http://migre.me/l0wqs

6- Galinha Pintadinha

Pode parecer brincadeira, mas é mágicos para auxiliar no exame físico das crianças. Quem trabalha com fisioterapia aplicada em Pediatria sabe como é difícil fazer a anamnese e exame físico com a crianças chorando desesperadamente. Para acabar com seu choro (e as vezes grito) bastar salvar um programa da Galinha Pintadinha no seu celular e apertar o play. O resultado é impressionante! Durante os 3 minutos da música a criança faz silêncio absoluto e fica hipnotizada pelas luzes coloridas e pelo desenho repetitivo. Enquanto isso, você fisioterapeuta esperto, faz a seu trabalho. Quando acabar o vídeo não se desespere, é só apertar o play novamente e tcharannnss! Sim, elas assistem o mesmo vídeo umas 10 vezes seguidas sem reclamar!
Site : http://migre.me/l0wpA

7- Wrist Repair – APP Ortopedia

A empresa Meditech desenvolveu o Wrist Repais para ajudar a educar pacientes que sofrem uma cirurgia aberta para reduzir uma lesão com fixação interna do rádio distal. Se você quer se inteirar melhor sobre como foi o processo cirúrgico ou mesmo orientar seu paciente para um maior engajamento no tratamento, esse aplicativo é ótimo!
O aplicativo mostra imagens em 3D do punho e estruturas operadas, assim como ossos e imagens de raios X. Ele permite que você faça anotações sobre a animação e tem zoom nas imagens. Disponível no Google Play e Apple Store
Site: http://migre.me/l0wn1

Por Michel Mendes

Se desejar, use os botões abaixo para compartilhar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.