Fisioterapeuta indica práticas para evitar a retenção de líquido e suas complicações

Conhecida principalmente pelo inchaço que causa no corpo, a retenção de líquido pode ter diversas origens, como problemas na tireoide, rins ou coração. Entretanto, é bastante comum que o problema surja com a má alimentação, sedentarismo, consumo insuficiente de água e alterações hormonais, como no período pré-menstrual e na gestação. No verão esse inchaço causado pela retenção hídrica tende a aumentar por conta de uma vasodilatação do corpo.

Condição pode ser agravada no verão por conta das vasodilatações que ocorrem no organismo

Segundo Camila Ferrarini, fisioterapeuta dermatofuncional do Espaço Pathricia Prieto, em São Paulo, existem alguns procedimentos que podem auxiliar na prevenção e no controle da retenção de líquido. “Indicamos sempre a drenagem linfática manual, botas de compressão (conhecidas por realizar a drenagem mecânica) e sessões de plataforma vibratória, que melhora bastante a circulação”.

Existem também algumas práticas simples que podem ser inseridas na rotina para aliviar os inchaços e a retenção de líquido. “O indicado é realizar atividades físicas, reduzir o sal na comida, ingerir bastante líquidos (principalmente chás e água), evitar alimentos industrializados e tirar um tempo do dia pra elevar as pernas. Deixar os membros inferiores numa altura acima do coração”, explica Camila.

Nos casos em que a retenção de líquido vier acompanhada de complicações como falta de folego, dificuldades para respirar e dores no peito, é necessário procurar ajuda médica. “Essas condições podem indicar um edema pulmonar ou problemas na circulação sanguínea, como uma trombose, por exemplo”, finaliza.

Sobre o Espaço Pathrícia Prieto
Com mais de vinte anos de atuação, a fisioterapeuta Patrícia Prieto criou a clínica que leva seu nome, para oferecer uma lista completa de serviços e tratamentos nas áreas de saúde, estética e bem-estar. O Espaço Pathrícia Prieto conta com uma equipe especializada no tratamento de dor, reabilitação, acupuntura, estética (tratamentos corporais, tratamentos faciais e bem-estar) e nutrição e foi fundado pela fisioterapeuta Patrícia Prieto, que acumula mais de 21 anos de experiência na área.