Fisioterapeuta – Fortaleça seu currículo, os concursos exigem isso!

Passar num concurso público é uma meta para muitos Fisioterapeutas recém-formados, alunos do último ano da graduação e Fisioterapeutas com alguns anos de mercado. Sabemos que não é uma tarefa fácil, pois existe grande concorrência, poucas oportunidades, provas de títulos, estudar, estudar, estudar e estudar certo!

Castelar et al (2010) apontam que o setor público paga melhores salários do que os praticados em níveis similares da iniciativa privada, que o emprego público atrela benefícios indiretos tais como plano de saúde, férias e previdência diferenciada, maior grau de segurança e estabilidade.

Mas nem tudo são flores, o grau de dificuldade dos concursos para acesso aos cargos públicos, decorrente da alta proporção entre candidatos e número de vagas, tem levado as pessoas em busca de inserção nesse setor a procurarem diversas estratégias de preparação (ALBRECHT, KRAWULSKI, 2011). Assim, o seu primeiro passo é se preparar e se preparar bem. Saiba, tudo começa com um bom currículo.

É preciso se organizar com antecedência. Hoje sou concursado na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Muitos anos antes de prestar o concurso eu já me atentava para importância de construir um currículo sólido. Muitos congressos, apresentação de trabalhos, publicação de artigos em revistas, palestras e cursos. Ou seja, me atentei ao que o barema da instituição exigia e pontuava, e corri atrás com antecedência.

Observe as exigências de currículo/prova de títulos dos concursos que vão prestar, tente pontuar ao máximo em todos os quesitos. Obviamente que se o concurso aparece de surpresa e você ainda não teve tempo de fazer uma pós-graduação, não vai pontuar. Mas, se você sabe que pós-graduação é importante e pretende adentrar no sistema público, corra atrás com antecedência.

Trabalho com um grupo de alunos preparando-os para provas de residências e um dos focos é fortalecer o currículo. Estamos tento excelente resultados com diversas aprovações por todo o país.

Referências

CASTELAR, Ivan et al . Uma análise dos determinantes de desempenho em concurso público. Econ. Apl., Ribeirão Preto , v. 14, n. 1, Mar. 2010.

ALBRECHT, Pricila Anny Tomachski; KRAWULSKI, Edite. Concurseiros e a busca por um emprego estável: reflexões sobre os motivos de ingresso no serviço público. Cad. psicol. soc. trab., São Paulo , v. 14, n. 2, dez. 2011 .

Saiba mais: Concurso Público: as 20 melhores dicas para ser aprovado! 10 mandamentos para passar em concurso público

Rodrigo Queiroz

Fisioterapeuta, Professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Mestrando em Ciências da Saúde (UESB), Autor do Blog: mobilidadefuncional.bogspot.com

Colunista Rodrigo-queiroz

Se desejar, use os botões abaixo para compartilhar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.