FISIOPERFIL com Dra. Anatalia Santos

Fisioterapeuta, chegou o Fisio.app | Aplicativo para fisioterapeutas. Baixe agora mesmo em www.fisio.app,

Quem é Dra. Anatalia Santos
Sou Dra Anatalia Santos M. Araujo, PCD Visual.
Pós-graduada em trauma ortopedia e biomecânica desportiva pela interfisio – RJ chancela da a Universidade Redentor desde 2016
Fisioterapeuta desde 2014 com registro no Crefito 207358 F
Especialista em RPG – RBC Philip e Soushard
Especialista em biomecânica do pilates pela Ibrafisio desde 2015
Especialista em técnica de crochetagem pela Klane Chuler desde 2013
Especialista em reflexologia podal e noções de M T C pelo Instituto Benjamin Constant e I F RJ desde 2010 e outras Técnicas de Terapia Manual

Qual ano e em qual faculdade que se formou?
Me formei na fisioterapia em 2014 na FRASCE

Porque escolheu sua área de atuação?
Na verdade eu me sinto escolhida por Deus para cumprir a missão de ajudar as pessoas através da fisioterapia prestando um atendimento humanizado com amor e atenção tendo em vista que muitas vezes as pessoas apresentam problemas físicos que acabam afetando seu estado emocional e consequentemente prejudicando suas atividades do cotidiano e também por serem tão humanas quanto eu.

Qual foi a melhor coisa que fez na vida?
Bom a fisioterapia sempre me encantou e mesmo antes de concluir a minha formação tive oportunidade de trabalhar com algumas modalidades desportivas como massoterapeuta de uma empresa multinacional e a medida que os Atletas ficavam sabendo do meu empenho nos estudos da graduação me convidavam para atendê-los por fora do ambiente de trabalho e assim as coisas foram acontecendo naturalmente e penso que a melhor coisa que fiz foi me dedicar ao aperfeiçoamento profissional investindo na Pós Graduação em Traumaortopedia aplicada a Biomecânica Desportiva. Além de seguir os conselhos da minha família de saber aproveitar todas as oportunidades com amor e humildade

Qual foi a pior coisa que fez na vida?
Não me recordo de ter feito algo que cinta como ter sido a pior coisa que fiz na vida embora acredito que sempre existe coisas que devo melhorar principalmente como ser humana e procuro sempre trazer na memória que não consigo fazer nada sem a ajuda de Deus o qual é o único que faz tudo com perfeição.
Ele é Perfeito.

Que qualidade mais admira nos profissionais que te cercam?
O que mais admiro nos profissionais atenção de qualidade que dedicam tanto aos pacientes quanto aos demais colegas que tem menos experiências como os recém-formados que esperam um suporte inicial para sentirem-se Seguros em seus primeiros contatos de atendimento fisioterapêutico No que diz respeito aos critérios de avaliação e a paciência com que transmitem seus conhecimentos

Que qualidade mais detesta nos profissionais que te cercam?
Não admiro a ganância e o egoísmo das pessoas que não tem visão de coletividade e ainda se acham no direito delimitar a capacidade dos outros quanto a realização de determinadas tarefas.
Penso que essas atitudes não os caracterizam como profissionais pois cada um tem um nível de potencial para fazer o que quiserem e todos tem o direito de ocupar seus espaços de trabalho na profissão que escolheram.

O que você mais gosta na profissão?
O que mais me encanta na fisioterapia é o conhecimento o qual penso que quanto mais estudo percebo que menos sei de mim mesma e do ser humano em geral. Gosto de interagir e trocar experiências com outros profissionais e principalmente ver os bons resultados na reabilitação dos pacientes.

O que você odeia na profissão?
Não que exista algo que não gosto na fisioterapia mas o quê me entristece é a falta de união dos profissionais e o pouco suporte nas condições de trabalho da categoria.

Qual seu maior arrependimento?
Em relação a profissão não me lembro de ter feito algo que viesse a me arrepender, por que amo a fisioterapia e sempre procurei fazer tudo com muita dedicação e atenção com cada paciente.

Se pudesse mudar algo, o que seria?
Estou tentando mudar o hábito do cuidado comigo mesma e com a minha própria imagem antes de cuidar dos outros. Não tenho vaidade mas um trato na aparência também ajuda muito na credibilidade e respeito de um profissional. Estou me policiando nisso.

Qual seu pior defeito?
A teimosia. Me cobro demais E pelo fato de gostar de desafios só fico sossegada quando alcanço meu objetivo mas quando não consigo me sinto muito frustrada e triste com as minhas próprias falhas.

Qual maior mentira já contou?
Não gosto de mentiras e assim como não gosto de ser enganada procuro tratar as pessoas com sinceridade porque por mais que seja difícil admitir alguma falha a verdade e sempre o melhor caminho para resolver qualquer problema e penso também que uma vez que a credibilidade é quebrada se torna muito difícil reconquista-lá.

Qual fato foi mais inusitado em sua carreira?
Sem dúvida a situação mais inusitada que me ocorreu, foi o rápido reconhecimento do meu nome, através das técnicas pontuais aplicadas nos setores de reabilitação por onde passei, ao ponto de entrar em determinados locais de curso de aperfeiçoamento profissional, e as pessoas me conhecerem por ouvir falar da minha forma de trabalho, e os bons resultados obtidos relatados pelos pacientes e demais colegas de profissão, Para mim, esse reconhecimento é gratificante. É muito prazeroso quando tenho oportunidade de compartilhar a forma de aplicação dessas técnicas que aprendi com outros fisioterapeutas.

Que talento mais gostaria de ter?
Gostaria de aprender a lidar melhor com questões administrativas, pois confesso que não sou muito boa em cálculos. Me sinto mais à-vontade como fisioterapeuta.

Qual dica daria aos colegas?
A melhor dica que posso deixar para os meus colegas, é que façam com as pessoas o que gostariam que fizesse por você. Dedicação e amor sem esperar nada em troca, porque certamente a recompensa vem de Deus em forma de saúde, paz na consciência, e até mesmo o sustento financeiro de um jeito digno de sobrevivência.

Qual seu maior sonho?
O meu maior ideal é ser uma pessoa melhor como filha, mulher, profissional e enfim no aspecto de um ser humano como um todo. Fora isso já me sinto realizada como fisioterapeuta.

Qual seu maior pesadelo?
O pior pesadelo para mim, seria cometer algum erro ou equívoco que viesse causar decepção ah alguém, principalmente a pessoas que eu gosto.

Qual objeto de desejo?
O meu maior desejo é passar em um concurso público Federal e ter estabilidade profissional.

Qual sua aquisição mais recente?
Bom, as aquisições mais recentes foram: Um curso complementar de cuidados a idosos, pois também trabalho com biomecânica do Pilates voltada para o público com idade acima de 65 anos. e o curso online e intensivo de código do novo humano com ênfase em física quântica, a qual trata de questões de equilíbrio emocional energético e a neuroplasticidade no corpo humano.

Se não fosse fisioterapeuta gostaria de ser o que?
Houve um tempo que pensei hein prestar vestibular para biologia, porém não sabia exatamente qual a área que iria seguir. Aí me familiarizei com a fisioterapia e hoje não me imagino fazendo outra coisa. Descobri que na verdade, amo lidar com vidas. Sinto que fui escolhida por Deus para exercer essa linda profissão.

E qual profissão jamais queria ter?
Não sei dizer. Penso que toda profissão tem sua importância e todo profissional tem o seu valor, independente de qualquer área de atuação. Acho que sempre temos algo a aprender.

Diga um desafio?
Acho que o maior desafio é aprender a lidar com as circunstâncias e superar as dificuldades que surgem no dia-a-dia.

Um livro? Ou mais!
Com relação a fisioterapia, o livro que acho mais fascinante é: O tratado de fisiologia do Guyton, o qual aponta a vasta complexidade de sistemas do corpo humano quanto ao seu funcionamento. Fora esse, tenho o hábito de ouvir a Bíblia em áudio, porque para mim é como se fosse um manual de sobrevivência o qual traz riquíssimos concelhos que acredito que só podem vir do coração de Deus.

Quer fazer alguma divulgação?
Bom, gosto de ser eu mesma, autêntica em minhas atitudes. Amo ser fisioterapeuta e estou sempre buscando aperfeiçoamento do meu trabalho, para fazer a diferença como profissional.

Gostaria de convidar os colegas, para acessarem a minha página no Facebook e acompanharem as novidades dos meus posts, lerem o meu artigo sobre o treinamento proprioceptivo no final da reabilitação dos tornozelos de atletas de Rugby feminino, cuidadosamente elaborado com muito respeito, às mulheres que a cada dia vem conquistando seus espaços profissionais dentro e fora da área desportiva.
Vocês poderão acompanhar as atualizações no e-mail anatalia.sma.fisio@gmail.com

1 comentário em “FISIOPERFIL com Dra. Anatalia Santos”

  1. Anatalia Santos

    Gostaria de agradecer a equipe nova Fisio pela oportunidade de compartilhar um pouco da minha história e me permitir divulgar meu trabalho profissional. #GRATIDÃO!🤩

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.