FISIOPERFIL com Dr. Yves de Souza

Fisioterapeuta, chegou o Fisio.app | Aplicativo para fisioterapeutas. Baixe agora mesmo em www.fisio.app,

Quem é Dr. Yves de souza
Sou professor, pesquisador e clínico há 10 anos na área de reabilitação pulmonar. Tento contrinuir com a fisioterapia através das publicações científicas e também da educação. Formar o fisioterapeuta além das atribuições técnicas é uma missão que abraço por vocação e paixão. A estrutura do que fazemos está no caráter e na justiça. Todas as outras dependem dessas duas primeiras para existirem de forma digna. Formar meus alunos com carinho e baseado em evidências científicas, atender meus pacientes com respeito, amo e dedicação sempre baseado em evidencias cientificas, e produzir essas evidencias científicas com seriedade e baseadas na verdade. É isso que faço, e continuarei fazendo, com todo o amor do mundo!

Qual ano e em qual faculdade que se formou?
2010, Universidade Veiga de Almeida/RJ.

Porque escolheu sua área de atuação?
Uma professora brilhante nessa área me encantou com seus ensinamentos e me aguçou a curiosidade sobre a área, Profa. Kenia Maynard da Silva. Curiosidade essa que me inflama até hoje e que tento despertar nos meus alunos.

Qual foi a melhor coisa que fez na vida?
Fundar o LAPERP (Laboratório de Pesquisa em Reabilitação Pulmonar da UVA). Além de atender a população, tento despertar a curiosidade dos meus alunos nessa especialidade.

Qual foi a pior coisa que fez na vida?
Trabalhar de forma leal com pessoas que não mereciam tal confiança.

Que qualidade mais admira nos profissionais que te cercam?
Justiça e caráter.

Que qualidade mais detesta nos profissionais que te cercam?
Perfeccionismo. Parece contraditório, mas a busca pela perfeição as vezes nos cega em enxergar que a verdade, mesmo imperfeita, pode ser a maior beleza que temos.

O que você mais gosta na profissão?
A possibilidade de evoluir frequentemente na minha área de atuação.

O que você odeia na profissão?
Pessoas que, para ganhar novas áreas de atuação (nada contra as novas áreas), esquecem da base da fisioterapia e acabam fortalecendo uma imagem tecnicista e enfraquecendo o que realmente somos, seres que raciocinam de forma terapêutica, e não apena executam.

Qual seu maior arrependimento?
Nenhum.

Se pudesse mudar algo, o que seria?
Mudaria a dificuldade que algumas pessoas tem em ouvir a verdade e achar que é “ofensivo”.

Qual seu pior defeito?
Falar a verdade, independente de qualquer coisa. Acredite em mim, é um defeito na sociedade atual, mas faço questão de mantê-lo.

Qual maior mentira já contou?
Que sou bonito!

Qual fato foi mais inusitado em sua carreira?
Quando ainda recém formado, convidei meu ídolo na fisioterapia para conhecer meu local de trabalho, e ele topou! Eu nem falava o idioma do cara e mesmo assim ele topou!

Que talento mais gostaria de ter?
Rapidez de raciocínio.

Qual dica daria aos colegas?
Acadêmicos e Fisioterapeutas: tenham muito respeito por quem veio antes de vocês (eles construiram tudo até aqui), e muita paciência com quem virá depois (eles merecem aprender da forma certa), mas nunca abaixem a cabeça diante de uma dificuldade, nunca virem o rosto para uma injustiça e nunca se deixem seduzir pelo caminho errado.

Qual seu maior sonho?
Ficar velho, fazendo o que faço!

Qual seu maior pesadelo?
Ser privado de ensinar.

Qual objeto de desejo?
BMW i8 (mas vai ficar na lista de desejos sem perspectiva de realização).

Qual sua aquisição mais recente?
Uma gravata!

Se não fosse fisioterapeuta gostaria de ser o que?
Fisioterapeuta

E qual profissão jamais queria ter?
Médico.

Diga um desafio?
Dormir mais de 5 horas por dia. Missão impossível!

Um livro? Ou mais!
Cinesiologia Clinica de Brunnstrom. Se você não sabe isso, pode se titular de tudo, menos de fisioterapeuta!

Quer fazer alguma divulgação?
Quem quiser trocar experiências, uso o instagram constantemente, é só seguir @yves.desouza. E por favor, façam o bem, porque de gente ruim fantasiado de bem intencionado, o mundo já está cheio

Quem você mais ama no mundo?
Pâmela e Daniel.

WEBCOBRAF

No período de Outubro/2020 a Fevereiro/2021, sob a organização do XXIII COBRAF, do 1st International Seminar on Innovative Learning and Healthcare Approaches in Physical Therapy, do 1° Encontro de Fisioterapia nos Distúrbios do Sono e dos eventos parceiros – 5º COBRAFISM, I COBRASFE e COBRASFIPICS, acontecerá o WEBCOBRAF, que consiste em uma série de webinars, que ocorrerão de quinze em quinze dias com diversos temas. Poderão participar do WEBCOBRAF sem custo adicional, todos os que estiverem inscritos no XXIII COBRAF até 5 dias antes de cada webnair. Não perca essa oportunidade! Garanta já a sua participação.

17 DE OUTUBRO

WEBCOBRAF – WEBINAR DE FISIOTERAPIA PEDIÁTRICA
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO EM FISIOTERAPIA NEUROFUNCIONAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM PARALISIA CEREBRAL COM BASE NA CIF
PALESTRANTES: PartiCipa Brasil & CanChild
17/10/2020 09h30min – 12h00min
Abertura – 5 min de duração
Palestras – 2 horas de duração
Peter Rosenbaum (CanChild, Canadá): F-words para o desenvolvimento da infância e a CIF
Kennea Ayupe (UnB, Brasil): Introdução à avaliação da criança e do adolescente no contexto da CIF
Paula Chagas (UFJF, Brasil): Avaliação dos fatores contextuais de acordo com core-sets da CIF
Robert Palisano (CanChild, USA)/ Hércules Leite (UFMG, Brasil)/ Ana Cristina Camargos (UFMG, Brasil): Avaliação do domínio da Atividade: GMFM, Challenge, Teste de Caminhada de 10 metros e PEDI-CAT
Ana Carolina de Campos (UFSCar, Brasil)/ Egmar Longo (UFRN-FACISA, Brasil): Avaliação do domínio de Participação: PEM-CY e YC-PEM
Aline Toledo (UnB, Brasil)/ Rafaela Moreira (UFSC, Brasil) /Rosane Morais (UFVJM, Brasil): Avaliação do domínio de Função Corporal: EASE, SRT, Teste de Caminhada de 6 minutos, FSA e Mini-mental
Discussão – 20 min de duração
Encerramento – 5 min de duração

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.