Fibroses e aderências: há solução?

 

Hoje em dia, é cada vez maior o número de pessoas que se submete a cirurgias plásticas. O problema é que muitos pacientes não sabem lidar como fibroses e aderências – traumas teciduais que aparecem em praticamente todos os pacientes submetidos a algum tipo de cirurgia, em maior ou menor grau.

Se as fibroses e aderências não forem combatidas de forma correta, elas podem comprometer o resultado final da operação, causando dores, retrações e inchaço, prejudicando a funcionalidade dos tecidos. Isso porque o metabolismo normal da pele depende de fatores como a mobilidade. Sem ela, todas as trocas metabólicas, assim como absorção de toxinas pelo sistema linfático, ficam prejudicadas. Enfim, como tratá-las?

Pesquisas realizadas na University of Vermont College of Medicine, Burlington, Vermont,apontam resultados interessantes e propõem uma nova abordagem de tratamento que favorece o remodelamento e a reorganização tecidual, devolve o metabolismo normal e a mobilidade e, ainda, favorece a drenagem linfática. Esse tratamento consiste em aplicar tensões manuais nos tecidos. De acordo com cada indivíduo, aplica-se a tensão necessária para que o tecido sofra um rearranjo estrutural. Este tratamento é proposto especialmente para tecidos em cicatrização (como as fibroses em pós-lipoaspirações) e já vem sendo utilizado no Brasil pela fisioterapeuta Mariane Altomare, que utiliza os conceitos embasados pelas pesquisas e criou o método conhecido como LTF – Liberação Tecidual Funcional.

Tecidos submetidos a cirurgias plásticas obrigatoriamente respondem com processo de cicatrização, que já é bastante estudado e conhecido pelos pesquisadores. O organismo forma um novo tecido que substitui o que foi destruído pela cirurgia. Esse novo tecido – a temida fibrose – tem características já conhecidas, entre elas formação excessiva de colágeno. Ela leva à perda de mobilidade e função e prejudica o metabolismo acumulando toxinas e restos metabólicos. Erradamente, alguns pacientes se submetem à drenagem linfática para a remoção destas toxinas, na tentativa de restaurar o metabolismo. O que ocorre é que, além de um acúmulo de toxinas, a estrutura do tecido cicatricial tem uma aumentada deposição de fibras colágenas, formando uma verdadeira carapaça fibrótica, dificultando a resolução do problema.

Por outro lado, a utilização da terapia manual é empregada com sucesso nestes casos. Utilizando-se a base científica da tensão mecânica, foi possível adaptar os conceitos para cada paciente, e assim surgiu a LTF (Liberação Tecidual Funcional), desenvolvida por Mariane Altomare em sua prática clínica, com respaldo científico em suas pesquisas com reparo tecidual e terapias manuais – na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), com o objetivo principal de reorganizar as estruturas dos nossos tecidos, devolvendo sua funcionalidade e favorecendo o metabolismo normal.

A LTF permite aplicação de tensão correta sobre os tecidos, diferentemente de muitos aparelhos, onde a tensão é aplicada de maneira igual em toda a região. Com as mãos é possível perceber o quanto de tensão é necessária em cada local, tornando o tratamento muito mais rápido e eficaz. A resposta imediata na diminuição da dor e na mobilidade favorecem uma melhor reabilitação.

Para solicitações de entrevistas ou mais informações:
Dra. Mariane Altomare – Possui graduação em Fisioterapia, Pós-graduada em Fisioterapia Dermatofuncional, Mestre em Biologia Humana e Experimental pela UERJ, Membro da comissão científica da ABRAFIDEF – Associação Brasileira de Fisioterapia Dermatofuncional, Coordenadora da Câmara Técnica de Fisioterapia Dermatofuncional do Conselho Regional de Fisioterapia do Rio de Janeiro – Crefito2 e Colaboradora no Laboratório de Reparo Tecidual – LRT/UERJ

Telefones do consultório da Dra. Mariane Altomare:
(21) 2239-1274 e 7852-2468

36 comentários em “Fibroses e aderências: há solução?”

  1. Alinne Botelho

    Adorei a matéria e fiquei muito interessada em conhecer a técnica, sou Fisioterapeuta e trabalho com tratamentos estéticos sou de Belém Pará, e tenho algumas amigas e clientes q estão interessadas no tratamento, como posso obter informações?

  2. Sandra fonseca

    Gostaria de indicação de profissional ou clínica qu aplicasse a técnica de LTF em Brasília.
    Grata,
    Sandra

      1. Oi Daiani, tem o LTF, a linfoterapia e o TAPE voltado para o Pós Operatório em Brasília no consultório Fisioterapia Thays Tavares. Fica no Edifício Hangar 5 ao lado do Gilberto Salomão no Lago Sul. O telefone para contato é 61 3365-1235 e no whatsapp 61 9672-9032.

    1. LTF em Brasília com a fisioterapeuta Thays Tavares no Hangar 5, fica ao lado do Gilberto Salomão. Ela é especializada em pós operatórios, atende o pós de vários cirurgiões de Brasília. Excelente! Indico com segurança, profissional, dedicada, inteligente e acessível! O Telefone é (61) 3365-1235 E (61)99672-9032.

    2. Oi gente!! Fiz o meu pós operatório com a Thays, fisioterapeuta indicada aqui, também super indico!! Ela é excelente mesmo!! Não esperem a aparecer a fibrose, já comecem a ser atendidas do início, vale a pena. Estou muito feliz!

    3. Boa Tarde Sandra. Conheço uma excelente profissional nessa área de LTF. É a Drª Thays Tavares. Telefone contato: 3365-1235/99963-6612. Espero ter ajudado.
      Att: Jéssica

  3. Fiz a cirurgia há 3 semanas.
    Precisava saber onde encontro o profissional habilitado aqui em Brasília – DF.
    Mto Obrigada

    1. Boa Tarde Camila. Conheço uma excelente profissional nessa área de LTF. É a Drª Thays Tavares. Telefone contato: 3365-1235/99963-6612. Espero ter ajudado.
      Att: Jéssica

  4. Olá

    Fiz uam Lipo a 45 dias e estou com muitas fibroses, gostaria de um contato de profissional habilitado nesta tcnica milagrosa LTF em brasilia, poderia me informar?

    Priya

    1. Boa Tarde. Conheço uma excelente profissional nessa área de LTF. É a Drª Thays Tavares. Telefone contato: 3365-1235/99963-6612. Espero ter ajudado.
      Att: Jéssica

  5. Gostaria de indicação de profissional ou clínica qu aplicasse a técnica de LTF em Brasília.
    Grata
    Fátima

    1. Oi Fatima!
      Achou profissional para a técnica de LTF em Brasília?
      Estou com fibrose, preciso tratar.

      1. LTF em Brasília no Edifício Hangar 5 ao lado do Gilberto Salomão, telefone 61 3265-1235 e 61 9672-9032 whatsapp

    2. Boa Tarde Sandra. Conheço uma excelente profissional nessa área de LTF. É a Drª Thays Tavares. Telefone contato: 3365-1235/99963-6612. Espero ter ajudado.
      Att: Jéssica

  6. Mara silvia

    Gostei muito da sua matéria sou esteticista e gostaria de saber mais sobre essa técnica!
    Obrigada!

  7. Em Brasília tem o LTF e TAPE voltado para o pós operatório no Edifício Hangar 5 que fica aí lado Gilberto Salomão. O telefone para contato é 61 3365-1235 e whatsapp 61 9672-9032.

  8. Por meio deste site conheci a fisioterapeuta Thays Tavares, especializada em LTF em Brasília. Estou obtendo excelentes resultados no tratamento de fibroses decorrentes de uma rinosseptoplastia. Indico com segurança, excelente profissional! Contatos: 3365-1235/99963-6612.

  9. Fiz uma cirurgia de lipoaspiração e fiquei com fibroses que me incomodavam em demasia. Fiz algumas sessões de drenagem linfática mas as dores permaneceram intensas. Consegui por este site o endereço da fisioterapeuta Thays Tavares, especialista nesta técnica constante no site, em Brasília. Cheguei muito descrente mas na terceira sessão minhas dores diminuíram 50%. Hoje, nas sexta sessão, estou praticamente sem dor alguma. Dra Thays além de linda é extremamente competente e sempre se atualizando. Indico de olhos fechados

  10. Alessandra

    Também quero reforçar a indicação da fisioterapeuta Thays Tavares , estou fazendo meu pôs operatório com ela e isso fez com que tivesse uma recuperação ótima e consequentemente um excelente resultado da cirurgia. Como pude observar na pele, o que mais influencia no trabalho do cirurgião após a cirurgia é o pós operatório. Que tipo de tratamento e cuidados você terá determinará o seu resultado final! A Thays Tavares é simplesmente excelente!
    No Hangar 5 ao lado do Gilberto Salomao contato 33651235

  11. Jéssica Azevedo

    Estava com a barriga toda reformada e já com 2 retoques. Foi então que pesquisei a técnica e tratei com a dra. Séfora em Goiânia. Mãos de fada! Estou super feliz com o resultado. Recomendo. Excelente profissional.

  12. Izabel Cristina dos Anjos

    Gostaria de saber se essa tecnica resolve para cirurgia tardia,pois tenho uma fibrose no abdômen a 12anos e isso me incomoda muito,e em São Paulo na região da zona Norte onde encontrar um profissional

    1. Olá
      Independente do tempo de cirurgia, a técnica atua com eficácia.
      Já tratei paciente com 5 anos de fibrose e o resultado foi muito satisfatório

      1. Elma Oliveira

        Eu preciso de um especialista em São Paulo para tratar fibrose e aderência cicatricial por favor

    1. Olá…Sou de Barra Mansa RJ, vc encontrou uma profissional que saiba realizar a técnica do LTF???obrigada

  13. Boa noite, farei uma cirurgia de lipo em agosto e gostaria de saber se há alguma indicação de profissional que faça essa modalidade na região de Campinas, mais precisamente Mogi Mirim e Mogi Guaçu…obrigada!

  14. Fiz uma lipo há 1 mes
    Precisava saber onde encontro um profissional habilitado na zona sul do Rio de Janeiro
    Mto Grata!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.