Feliz 2014

10-coisas

Olá a todos!!! Antes de tudo, gostaria de desejar-lhes um feliz 2014 e enviar meus sinceros votos de um ano de muitas realizações pessoais e conquistas para a nossa maravilhosa profissão. E, como não poderia faltar, eu também fiz uma listinha de coisas para serem cumpridas no ano de 2014 por todos que fazem parte da Fisioterapia. Hahahaha… Parece piada, mas não é. Assim que vamos ao que interessa.

10 COISAS QUE VOCÊ DEVE EVITAR FAZER ESTE ANO NO TRABALHO:

1. Falar mal de outro fisioterapeuta ou clínica da concorrência (Você já viu algum médico falando mal um do outro? Una-se a sua classe, a única coisa que você pode fazer nessas situações é ser melhor na prática, falar mal nunca adiantou nada, pelo contrário).

2. Entrar em discussões com os companheiros de trabalho sobre diagnósticos e tratamentos quando não tem certeza do que está falando, nem nenhum embasamento científico (Além de chato e mal educado, você prejudicará seu crescimento no âmbito do conhecimento. Escute quando surgirem assuntos novos e tente esclarecer suas dúvidas, ninguém sabe de tudo).

3. Atender a 4 pacientes ou mais ao mesmo tempo (Afinal, nem sei dizer se atender mais de 1 seria certo, mas como não quero tornar esta lista utópica, acho que 3 pacientes é suficiente).

4. Acessar páginas desnecessárias na internet antes das 14:00 (façam de suas manhãs produtivas).

5. Arruinar com seu corpo antes dos 30 anos (Especialmente coluna, polegares e punho. Melhore sua postura e seu condicionamento fazendo exercício físico; pode ser Pilates, lembra?).

6. Estressar-se ao receber pacientes com procedimentos médicos do tempo da vovó (Sei que é difícil, mas, por favor, tente com toda dificuldade fazer seu trabalho sem comentários negativos. A reabilitação do paciente será bem mais tranquila se você não encher a cabeça dele com frases do tipo: “Isso é um absurdo! Como um médico pode fazer algo assim? Seu braço está MUITOO bloqueado, você passou mais tempo que deveria com o gesso e esses pinos não sei se estão bem localizados. Olhe você mesmo a radiografia!” Isso se chama tortura fisio).

7. Utilizar exageradamente os aparelhos de eletrofototermoterapia (Não esqueça o valor que tem as suas mãos e os exercícios ativos).

8. Esquecer que a primeira consulta é a mais importante de todas (Seu tratamento não será efetivo se você não fizer uma boa anamnese).

9. Dar opiniões fora de hora (Sempre fale quando for solicitado, você não conseguirá mudar nada, a menos que seja o dono da clínica ou do hospital. Porém quando tenha a oportunidade, e alguém lhe pedir uma opinião, aproveite e independentemente de seu cargo, seja sincero e tente sempre que possível melhorar a qualidade dos serviços oferecidos neste local).

10. Continuar um tratamento que não vê evolução (Se o paciente não melhora, estude mais a fundo seu quadro clínico e as possibilidades de tratamentos. Se existir alguém mais qualificado para tratar-lhe, seja ético e o encaminhe).

Um bom conselho para não esquecer essas metas, é colar essa folha no quadro de informação do local onde você trabalha. Boa sorte e não esqueça:

“É ilógico esperar sorrisos dos outros se nós mesmos não sorrimos.”

Um forte abraço,

Dra. Jullyana Almeida de Sousa – Colunista da Revista NovaFisio e correspondente da Revista na Espanha.

Reside atualmente na de Pas de la Casa – Andorra

E-mail: jullyanafisioterapeuta@gmail.com

Se desejar, use os botões abaixo para compartilhar.

1 comentário em “Feliz 2014”

  1. Elias Rodrigues Da Silva Neto

    Concordo plenamente com as dez dicas,pois somente assim as coisas poderão funcionar melhor.Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.