FEI organiza simpósio internacional de Biomecânica, realizado pela primeira vez no Brasil

fei

São Bernardo do Campo, 29 de julho de 2013 – O Centro Universitário da FEI organiza o 14thInternational Symposium on Computer Simulation in Biomechanics (ISCSB), fórum internacional sobre simulação computacional em Biomecânica, que acontece de 1º a 3 de agosto, pouco antes da realização do Congresso da International Society of Biomechanics, em Natal – RN. Sessenta especialistas e pesquisadores, das áreas de Engenharia Biomédica, Bioengenharia e Biomecânica, estarão presentes, para apresentar e discutir as inovações de um setor que vem crescendo no Brasil nas últimas décadas, com a criação de programas de pós-graduação e graduação, associações e sociedades, e a realização de eventos específicos.

Responsável pela organização do evento, o professor do Departamento de Engenharia Mecânica Marko Ackermann, explica: “A Biomecânica é a ciência que utiliza métodos da Mecânica para estudar sistemas biológicos. Sua aplicação é vasta e engloba desde o desenvolvimento de dispositivos para reabilitação, como órteses e próteses, até a robótica”. Para ele, esse simpósio consolida o Centro Universitário da FEI como importante Instituição de ensino e pesquisas em Biomecânica junto à comunidade acadêmica internacional.

Realizado pela primeira vez no Brasil, o fórum abordará tópicos como: controle motor, movimento humano, reabilitação, modelagem e métodos numéricos. Na ocasião, será concedido o prêmio Andrzej Komor Young Investigator Award, no valor de US$ 500,00, ao melhor artigo preparado por um jovem pesquisador (estudante de pós-graduação ou doutor com título obtido após 1º de janeiro de 2013).

Os palestrantes são os doutores Antonie van den Bogert, da Cleveland State University – EUA, e André Fábio Kohn, da Universidade de São Paulo. Já o comitê organizador é composto por:

 

·         Marko Ackermann, Centro Universitário da FEI (Chair)

·         Mark King, Loughborough University, Reino Unido (co-Chair)

·         Tom Franz, University of Cape Town, África do Sul

·         B. J. Fregly, University of Florida, EUA

·         Serge van Sint Jan, Université Libre de Bruxelles, Bélgica

·         Ilse Jonkers, Katholieke Universiteit Leuven, Bélgica

·         John Rasmussen, Aalborg University, Dinamarca

·         Jeff Reinbolt, University of Tennessee, EUA

·         Luciano L. Menegaldo, Universidade Federal do Rio de Janeiro

           

Sobre a FEI – O Centro Universitário da FEI (www.fei.edu.br) é mantido pela Fundação Educacional Inaciana “Pe. Sabóia de Medeiros”, fundada em 1945, e está vinculado estatutariamente à Companhia de Jesus, responsável por sua orientação, sempre à luz dos princípios cristãos da defesa da Fé, da promoção da Justiça, da dignidade humana e dos valores éticos. A FEI integra a Rede Jesuíta de Educação e agrega marcas históricas de instituições de ensino de São Paulo: Faculdade de Engenharia Industrial, Escola Superior de Administração de Negócios e Faculdade de Informática. A FEI oferece cursos de graduação em Administração, Ciência da Computação e Engenharia nas áreas de Automação e Controle, Civil, Elétrica com ênfase em Eletrônica, Computadores e Telecomunicações, Mecânica, Mecânica com ênfase em Automobilística, Materiais, Química, Produção e Têxtil, além de cursos de especialização, aperfeiçoamento e extensão, ministrado pelo Iecat (Instituto de Especialização em Ciências Administrativas e Tecnológicas). Com campi em São Bernardo e São Paulo, a FEI também oferece pós-graduação stricto sensu: mestrado em Administração, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e doutorado em Administração e Engenharia Elétrica. O Centro Universitário da FEI compreende ainda o IPEI (Instituto de Pesquisas e Estudos Industriais). É vinculado à Abruc – Associação Brasileira das Universidades Comunitárias. www.fei.edu.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.