Famosos aderem à campanha “do balde de gelo” para promover iniciativa de caridade

Fonte: http://estilo.br.msn.com/carinho/famosos-aderem-%C3%A0-campanha-do-balde-de-gelo-para-promover-iniciativa-de-caridade#image=1

Ivete Sangalo, Luciano Huck, Bill Gates, Ana Maria Braga, Neymar, Justin Bieber. Você já deve ter visto nos últimos dias estes e outros famosos jogando um balde de água com gelo na cabeça. A divertida brincadeira é, na verdade, parte da campanha “Ice Bucket Challenge” (“desafio do balde de gelo”), uma iniciativa de caridade que começou nos Estados Unidos e já vem ganhando muitos adeptos por aqui.

A ação funciona da seguinte maneira: a pessoa enche um balde de água com gelo, despeja na cabeça, publica o vídeo nas redes sociais, e depois desafia os amigos a tomar o banho de água gelada. Quem foi convocado, tem até 24 horas para fazer o mesmo e chamar outras pessoas para participar da corrente.

Caso o desafiado não tope, deve doar US$ 100 para a ALS Association, uma organização norte-americana sem fins lucrativos que arrecada fundos para o tratamento da Esclerose Lateral Amiotrófica, também conhecida como doença de Lou Gehrig. Quem quiser, pode fazer os dois: brincar e fazer a doação.

Campanha já arrecadou US$ 15,6 milhões

A ALS (ou ELA, na sigla do Brasil) é um mal neurodegenerativo progressivo que afeta as células do sistema nervoso central, responsáveis pelos movimentos voluntários dos músculos. Em um prazo de dois a cinco anos a partir do diagnóstico, a pessoa com a doença perde paulativamente a capacidade do controle muscular até sofrer uma paralisia total e morte.

Estima-se que uns a três novos casos por 100 mil habitantes apareçam a cada ano, e que aproximadamente seis pessoas tenham ELA em cada grupo de 100 mil. Apesar de haver remédios que ajudam a prolongar a sobrevida dos pacientes, a doença não tem cura.

Dessa forma, o dinheiro arrecadado pela brincadeira é fundamental para garantir o apoio aos portadores da doença e seus familiares, allém da continuidade das pesquisas e, eventualmente, uma cura para a doença.

Segundo a ALS Association, a campanha já arrecadou US$ 15,6 milhões entre os dias 29 de julho e 18 de agosto. O montante veio de doadores frequentes da instituição e de quase 310 mil novos associados que conheceram a ONG graças ao desafio do balde de gelo. No Facebook, mais de 15 milhões de usuários já postaram sobre a campanha ou interagiram com as postagens.

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