Estudantes de fisioterapia criam cadeira com cano PVC

studantes de fisioterapia de uma universidade em Gurupi, no sul do estado, criaram uma cadeira artesanal, feita com canos PVC, para ajudar pacientes que estão internados na UTI a ficarem sentados. A montagem do suporte é rápida e além dos canos, só precisa de peças de conexões e cola.

“Ela é feita de forma bem rápida e prática. Nós levamos praticamente só um dia para montar essa cadeira”, diz o estudante Warly Neves.

A cadeira foi criada com a proposta de acabar com o improviso na hora de sentar os pacientes na beira da cama. “O ato de sentar tem inúmeros benefícios. Inclui desde facilitar ao fisioterapeuta o atendimento da fase motora e a respiração do indivíduo. Tudo isso beneficia o retorno das atividades diárias o mais rápido possível”, explica a professora de fisioterapia Marcela Soares.

A estudante Susana Castro precisou ficar internada na UTI por causa da síndrome de Guillain Barre, que causa fraqueza muscular e inflamação nos nervos. Ela lembra a dificuldade que sentiu durante as sessões de fisioterapia necessárias para se recuperar da paralisia. Sentar na cama do hospital era um desafio. “Eu não tinha equilíbrio nem forças. Quando eu sentava eu podia cair para qualquer lado”, conta.

A cadeira é bem leve e fica sobre a cama. As laterais e o encosto foram projetados para oferecer estabilidade aos doentes graves. Uma alternativa para diminuir os períodos deitados e evitar complicações para quem luta pela recuperação da saúde.

“O benefício que uma coisa tão simples e tão barata pode causar na vida de um paciente”, diz a estudante Priscila Zancanella.

Fonte: G1