Escorregamento de Coluna

Muitos pacientes se queixam de uma doença ocasionada por uma vértebra deslizada sobre a outra.

Há uma patologia que ocorre quando uma vértebra desliza sobre a outra e a coluna perde seu alinhamento natural. A doença, conhecida como Espondilolistese, vulgarmente chamada por Escorregamento da Coluna, acomete com mais freqüência praticantes de determinadas atividades físicas (ginastas), atletas, pessoas com certo tipo de lordose (coluna 4, segundo Roussouly) e, eventualmente, idosos com artrose.

Entre os sintomas mais freqüentes do Escorregamento de Coluna estão as dores lombares, nas costas e nas pernas, devido ao estiramento dos nervos que são esticados com o deslizamento das vértebras. O diagnóstico é feito por meio de raios-X e ressonância magnética.

É possível tratar a Espondilolistese por intermédio de medicamentos, repouso e fisioterapia. No entanto, em diversos casos pode haver a necessidade de cirurgia – a intervenção consiste em liberar os nervos, corrigir a deformidade da coluna e estabilízá-la, com uma técnica cirúrgica chamada artrodese.

O neurocirurgião Dr. João Luiz Pinheiro Franco, especialista em coluna e autor de “Conceitos Avançados em Doença Degenerativa Discal Lombar”, obra referência na área, já cuidou de muitos pacientes que apresentaram Escorregamentos de Colunas graves. O cientista brasileiro foi convidado para editar um especial sobre o tema no jornal internacional Argos Spine News and Journal.

“O tratamento, quando cirúrgico, requer uma análise de equilíbrio sagital da coluna, conceito novo desenvolvido por cientistas franceses e aplicado por meio de um software específico. Com esse procedimento podemos avaliar cada caso e projetar um tratamento de forma mais customizada”, finaliza, Pinheiro Franco.

Sugestão de Fonte
João Luiz Pinheiro Franco / Clínica Pinheiro Franco
www.clinicapinheirofranco.com.br
Neurocirurgia/ Coluna Vertebral

Mais Informações
Oficina de Mídia
Tels (11) 2219-2433
Maurício Santini (11) 9224-8737
Solange Melendez (11) 9232-9712

1 comentário em “Escorregamento de Coluna”

  1. JOSE BARBOSA

    EU TENHO ESSE DESLIZAMENTO DA COLUNA SINTO MUITA DOR NAS PERNAS SÓ NAO TENHO DOR QUANDO EU FAÇO EXERCICIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.