Escolha correta do calçado evita lesões na coluna vertebral

Fonte: Núcleo da Notícia

Fisioterapeuta explica como a decisão da melhor opção para os pés pode prevenir o surgimento de dores.

A saúde dos pés é imprescindível para a qualidade de vida. É tão importante que, quando mal cuidada, os problemas causados refletem no corpo inteiro, tornando os dias mais cansativos. O surgimento das dores muitas vezes está relacionado à escolha incorreta dos calçados, no entanto, a demora em perceber e procurar por orientação de um especialista pode deixar sequelas, principalmente, nos membros inferiores e na coluna vertebral.

Segundo o fisioterapeuta Giuliano Martins, diretor regional da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRColuna), proprietário do ITC Vertebral Ribeirão e ITC Vertebral Curitiba e perito judicial do trabalho, existem tipos diferentes de pisadas que precisam ser levadas em consideração no momento da definição do calçado. “É fundamental identificar se ela é pronada – a parte de fora do calcanhar toca o chão e o pé exerce uma rotação excessiva para dentro, supinada – quando o peso do corpo fica nos dedos do lado de fora, e neutra – possui um nível equilibrado de pronação e de supinação e cria uma absorção de choque eficiente na fase de apoio”, explica.

Outro fator determinante é o arqueamento. “O ‘plano’ possui uma curvatura pequena e deixa uma faixa quase completa entre o peito do pé e o calcanhar. O ‘cavo’ gera uma marca com uma faixa estreita ligando o peito do pé e o calcanhar. Já o ‘neutro’ cria uma faixa normal ligando o peito do pé e o calcanhar, um pouco mais ampla do que o cavo, mas, com certa curvatura”, destaca Martins.

A numeração dos calçados, de acordo com o fisioterapeuta, é escolhida com base no conforto e não pode ficar folgada ou apertada.

No caso das mulheres, o uso contínuo do salto alto influencia na aparição de dores lombares. “Pode causar, ainda, o chamado ‘esporão de calcâneo’, porque o salto não oferece proteção contra o impacto no chão. Outra situação muito comum é a entorse, as famosas ‘viradas de pé’”, destaca o Giuliano Martins.

Para crianças, o especialista afirma ser necessário andar descalço no primeiro ano de vida para a movimentação dos dedos e para o desenvolvimento da musculatura. “Na compra de tênis para os pequenos, escolha um que garanta uma boa marcha, com respeito à anatomia do pé, com materiais flexíveis, leves e que permitam a transpiração, mas, com solado firme que forneça equilíbrio”, finaliza Martins.

Confira mais orientações em www.itcvertebralribeirao.com.br/media/upload/cartilha.pdf

Sobre o ITC Vertebral – Fundado pelo fisioterapeuta Helder Montenegro, presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRColuna) e reconhecido como um dos maiores especialistas em tratamento de coluna no Brasil, o Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral iniciou suas atividades em 2005, em Fortaleza (CE).

Em apenas dois anos foram mais de 700 pacientes tratados, com êxito, pelo método RMA. Tais resultados alcançaram grande projeção e o ITC Vertebral passou a receber pacientes de todo o Brasil. Com o aumento da demanda, o ITC Vertebral decidiu formatar a primeira franquia em fisioterapia do país e, em 2007, deu início à uma expansão que já contabiliza 70 unidades no país. Capitais como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, por exemplo, já contam com mais de uma unidade do Instituto. O ITC Vertebral é afiliado à ABF (Associação Brasileira de Franquias). Em 2010, foi ranqueado pela Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios em primeiro lugar no quesito crescimento econômico e terceira posição em satisfação dos franqueados que, juntos, já trataram mais de 4 mil pacientes.

Por conta do reconhecido trabalho, o ITC Vertebral recebeu convites para demonstrar seus resultados no México, Inglaterra, Holanda, Portugal, Argentina, Chile e Venezuela, países que estão em vias de instalar unidades do Instituto.

Serviço
ITC Vertebral (Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral)
Avenida Presidente Vargas, 2121 sala 2401
Edifício Times Square
Telefone (16) 3623 3248
Site : www.itcvertebralribeirao.com.br

Se desejar, use os botões abaixo para compartilhar.