Nota | Sportllux

Equipamento de LED reduz dor na mão causada pelo uso excessivo do celular.

Sportllux, da Cosmedical, diminui e evita lesões por esforço repetitivo nos dedos e pulsos ao promover ação analgésica e anti-inflamatória sobre a região afetada.


São Paulo – 12/06/2018 – Hoje em dia é comum observar pessoas que não largam o celular por nada e passam o dia todo digitando e enviando mensagens. Porém, muitos desconhecem que o hábito de realizar sempre o mesmo movimento com os dedos para digitar, ou até mesmo segurar constantemente o dispositivo com uma das mãos, pode favorecer o aparecimento de uma série de problemas. “O uso prolongado do aparelho celular afeta principalmente as mãos, dedos e pulsos, pois a repetição excessiva do mesmo movimento pode causar um efeito inflamatório e, posteriormente, degenerativo nas articulações e tendões dessas regiões”, explica o fisioterapeuta Dr. Alexandre Ribeiro Alcaide, especialista em fisioterapia esportiva e músculo-esquelética e sócio fundador da Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva (SONAFE). Mas já existem modos de tratar e prevenir esta condição, como é o caso do Sportllux, da Cosmedical, equipamento composto de LEDs vermelho e infravermelho para conferir ação analgésica e anti-inflamatória local, promovendo melhora das dores musculares e lesões osteoarticulares causadas pelo uso excessivo do celular.

Prevenção e tratamento –  Segundo o especialista, o problema pode ser evitado através de alguns cuidados básicos, sendo o principal deles a redução do uso do celular. “É preciso que você se atente a longos períodos de utilização e evite passar muitas horas com o dispositivo em mãos. Mas caso isso não seja possível, devido ao trabalho ou funções do dia-a-dia, é importante que você descanse por pelo menos 10 minutos após duas horas trabalhadas. Neste período aproveite para realizar um breve alongamento e mobilização dos tendões e articulações da região dos punhos e das mãos”, recomenda. É interessante também que você digite usando outros dedos além dos polegares, como os indicadores, para não sobrecarregá-los.

Os cuidados podem minimizar danos e evitar problemas futuros, mas caso você sinta dores mais fortes e persistentes, o ideal é buscar um fisioterapeuta para realizar um diagnóstico funcional e com isso verificar formas de diminuição do estresse nessas regiões. A fisioterapia auxiliará no fortalecimento dos músculos e articulações, além da redução da dor. “Equipamentos baseados em fototerapia, como a Terapia com Luz de Baixa Potência, também podem ser usados como coadjuvantes no tratamento e prevenção desta condição.  Isso porque são equipamentos que realizam fotobiomodulação, ou seja, utilizam da estimulação fotodinâmica para promover efeitos fisiológicos, atuando na recuperação dos músculos e articulações e evitando dores”, completa o fisioterapeuta.

Sportllux – Desenvolvido pela Cosmedical, o Sportllux age através da fotobiomodulação ou Low Level Light Therapy (LLLT), que tem a capacidade de transformar a energia da luz em efeito fisiológico, com cada comprimento de onda atuando em cromóforos específicos (alvos) e gerando respostas terapêuticas. Dessa forma, o equipamento atua no reparo tecidual das lesões em nervos periféricos, além de aliviar a dor e atrasar o aparecimento da fadiga muscular, podendo ainda ter uma ação protetora sobre o desenvolvimento do dano induzido pelo uso excessivo do celular. Se utilizado corretamente, o aparelho também é capaz de aliviar a dor crônica e aguda.

Disponível em três modelos, a versão Sportllux pequeno, com 18 emissores de LED vermelho e 18 emissores de LED infravermelho, é ideal para tratar dores nas mãos provenientes do uso excessivo do celular, pois foi desenvolvido para se encaixar perfeitamente nas articulações das mãos e pulsos. Quanto ao modo de uso para lesões, o produto deve ser utilizado duas vezes ao dia, sendo confortavelmente posicionado no local de aplicação e mantido na mesma posição durante 20 minutos, tempo de duas sessões seguidas.

FONTE:

– Dr Alexandre Ribeiro Alcaide: Fisioterapeuta especializado em Fisioterapia Esportiva e Músculo-Esquelética e sócio fundador da Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva (SONAFE).

COSMEDICAL: empresa especializada em oferecer tratamentos seguros e inovadores aos seus clientes, desde terapia capilar à recuperação de musculatura pós-esforço físico. Pioneiros no uso da fotobiomodulação através de LED’s de baixa intensidade e acostumados à alta tecnologia, a empresa vem se tornando referência em equipamentos homecare. A COSMEDICAL fabrica, comercializa e importa equipamentos para a saúde há mais de 15 anos. A eficácia e a segurança dos produtos são medidas por testes clínicos rigorosos, realizados por grandes instituições europeias e brasileiras. www.cosmedical.com.br SAC 4003-0487


Revista NovaFisio | Ano XXII – Nº 102 – julho de 2018

PUBLICIDADE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.