ENTREVISTA COM DR. PHIL PAGE, REALIZADA EM 29/06/05:

1 – Para um bom condicionamento físico, qual a rotina de exercícios mais indicada para uma pessoa comum (que não é atleta)?
Faça algo que você goste, como um esporte ou hobby que envolva atividade física como jardinagem ou tênis. Para começar uma rotina regular de exercícios, comece com algum tipo de atividade cardiovascular ou aeróbica, como caminhada, corridas leves ou natação. É importante começar devagar, e gradualmente aumentar a duração e intensidade.
A boa forma cardiovascular é o fator mais importante em doenças crônicas e em mortes prematuras. Não esqueça de adicionar alongamentos antes e depois da rotina de sua série cardiovascular. Uma vez que você já esteja confortável, comece com exercícios que envolvam força. Exercícios que promovem força são importantes para as atividades funcionais, mas também constroem músculos que pode ajudar com sua aparência e metabolismo. Comece com 8 a 10 exercícios que exercitem os grandes grupos de músculos por 2 ou 3 séries com uma resistência que lhe permita completar de 8 a 10 repetições. Estas são as recomendações da Faculdade Americana de Medicina Esportiva. Consulte seu médico antes de começar a realizar uma rotina de exercícios.

2 – O uso de produtos da Thera-Band (faixas e tubos elásticos e bolas de cinesioterapia) exige um acompanhamento profissional ou a pessoa pode fazer um uso doméstico?
Eu sempre recomendo orientação médica para a realização de exercícios apropriados. A segurança é muito importante nos exercícios, é muito fácil se machucar com exercícios não apropriados ou movimentos, especialmente se você já tem algum problema. Cada pessoa tem diferentes necessidades e habilidades . Fisioterapeutas e profissionais de Educação Física têm experiência em prescrever e modificar exercícios para cada indivíduo, como também informações de progressão. Uma vez que a pessoa tenha recebido instruções adequadas, ela deve estar apta a realizar o exercício sozinha.

3 – Quais são os principais benefícios obtidos através de exercícios com faixas, tubos elásticos e bolas de cinesioterapia?
Estes produtos ajudam a aumentar a força muscular, o equilíbrio, coordenação e o fortalecimento da região central do corpo . Outro benefício importante é a motivação em fazer o exercício, porque eles podem ser feitos em casa; você não precisa ir a uma academia ou ter equipamentos caros para se exercitar.

4 – Os produtos citados são mais indicados para algum tipo de público específico? (idosos, crianças, pessoas portadoras de alguma deficiência)
Qualquer pessoa pode usar os produtos. Nós temos pesquisas por todo o mundo usando produtos em grupos de várias idades, desde crianças até idosos, e também em pessoas com doenças crônicas e disfunções como osteodistrofia ou pacientes em cadeiras de rodas. Obviamente, cada pessoa tem diferentes habilidades ou limitações que podem limitar o uso dos produtos.

5 – Que tipo de pesquisas foram feitas (resumidamente) com estes produtos? Há alguma que gostaria de ressaltar resultados?
Nós somos muito ativos em promover e realizar pesquisas com estes produtos. Temos mais de 100 experimentos clínicos randômicos controlados usando resistência elástica, e eu estou acrescentando mais a cada dia. Há mais de 400 referências em nosso banco de dados. Você pode ver a nossas pesquisas em www.thera-bandacademy.com, em “research (pesquisa)”.

6 – Hoje em dia, grande parte dos problemas de coluna são causados pelo estresse da vida moderna?
Muitos problemas de coluna são causados por uma série de fatores, mas a maioria deles está relacionada aos hábitos de postura e mecânica corporal. Estas pequenas, repetitivas lesões aos tecidos vão aumentando com o tempo, e podem levar aos machucados por overuse.

7- Os exercícios de reabilitação podem ser usados de maneira preventiva, ou seja, por pessoas que não foram afetadas pelos problemas ainda?
Definitivamente, a realização de exercícios é uma terapia preventiva para várias doenças e condições. Por exemplo, exercícios regulares ajudam a prevenir doenças crônicas como diabetes e certos tipos de câncer, e também ajuda a prevenir lesões provenientes da prática de esportes.

Se desejar, use os botões abaixo para compartilhar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.