Eletromiografia de Superficie e sua Importância na Fisioterapia

A Eletromiografia de Superfície (sEMG) é atualmente muito utilizada para diversos fins, em especial, por ser um método não invasivo, com o objetivo de verificar a atividade elétrica neuromuscular em diversas doenças e/ou lesões que venham afetar esse sistema, e também as modificações, os efeitos e a especificidade do exercício e ou treinamento físico na função neuromuscular.

É portanto uma ferramenta de avaliação que permite a identificação da amplitude e da frequência do ” Drive” Neural através do monitoramento da atividade elétrica do músculo esquelético resultante dos potenciais de ação das fibras musculares que ocorrem durante o processo de contração muscular .

É um exame/estudo de suma importância e muito indicado na área da saúde, em especial, na fisioterapia para auxiliar no diagnóstico das disfunções musculares tanto de origem inflamatório quanto degenerativa e em casos de doenças metabólicas que promovam distúrbios musculares.

É realizada com a colocação de eletrodos de superfície, sendo indolor, não invasivo e pode ser realizado em qualquer pessoa e de qualquer faixa etária. Pode ser feita desde os músculos da face (auxiliando dentistas e fisioterapeutas que atuam na área odontológica), músculos de membros superiores e  inferiores até os músculos envolvidos no processo da respiração.

Em virtude disso e Eletromiografia de Superfície é essencial para interpretação e compreensão das mudanças cinéticas, dos mecanismos fisiológicos e biomecânicos envolvidos nos períodos iniciais da prática de atividade física, além da avaliação de doenças que comprometam o aparelho locomotor e em especial em exercícios de treinamento de força, no qual é possível relacionar incrementos de força com fadiga, tornando-se uma ferramenta adicional no auxílio da predição da capacidade aeróbia.

Qualquer dúvida, por favor entrem em contato!!!!!

Grande abraços a todos e boa leitura !!!!!

 

 

Se desejar, use os botões abaixo para compartilhar.

5 comentários em “Eletromiografia de Superficie e sua Importância na Fisioterapia”

  1. Bom dia.
    Este exame complementar de Eletromiografia pode ser realizado pelos profissionais da fisioterapia?

    1. Boa Tarde Jean, primeiramente obrigada pelo seu contato e sim poderá ser realizado por fisioterapeutas, é um exame não invasivo.

      Abraços Gabriella

  2. Alessandro Souza

    Boa tarde gostaria de saber aonde realizar o curso para poder realizar este exame. Grato aguardo resposta.

  3. Preciso realizar esse exame na minha filha de 3 anos. Ela nao anda e a fisioterapia pediu. Onde consigo fazer? Obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.