Dr. Eduardo Fraga

Quem é |
Iniciei minha vida profissional na área Desportiva, oportunidade dada a mim por um grande Mestre, o Prof. Odir de Souza Carmo, trabalhei no Botafogo de Futebol e Regatas por 3 anos e depois fui convidado para trabalhar no Oriente Médio, onde fiquei por 4 anos num Clube chamado All Rayyan Sports Club do Qatar e servindo também a Seleção Nacional de Futebol. Durante uma Pré Temporada que passamos na França tive contato pela primeira vez com o Método Pilates, ao voltar para o Brasil em 2002 passei a me dedicar a essa área e desde então tenho uma empresa que ministra cursos de formação e fabrica equipamentos de Pilates.


Qual ano e em qual faculdade que se formou?
Me formei em 1997 pela Universidade Gama Filho no Rio de Janeiro – RJ

Qual foi a melhor coisa que fez na vida?
Sempre apostar em complementar minha formação, de diversas formas e em diversas áreas, apostar no Conceito Pilates de forma dedicada e exclusiva a Fisioterapia, empreender e ter nossa própria Fábrica de Equipamentos de Pilates.

Qual foi a pior coisa que fez na vida?
Deixar que o tempo e os compromissos me afastassem dos bons profissionais e Mestres que amo e respeito.

O que mais gosta na profissão?
O compromisso e a responsabilidade em recuperar, ajudar, confortar de forma única, ser Fisioterapeuta é um orgulho!

O que você odeia na profissão?
Nossa falta de atitude, nossa ausência, a falta de mobilização entre nós profissionais em buscarmos e reivindicarmos nossos direitos, em nos defendermos mutuamente, de não sermos mais unidos.

Que qualidade mais admira nos profissionais que te cercam?
Bom caráter, compromisso profissional, humildade.

Que qualidade mais detesta nos profissionais que te cercam?
Arrogância e vaidade… mas os que me cercam se controlam e tentam esconder isso de mim, rsrsrsrs!

Qual sua maior virtude?
Tentar a todo custo ser justo.

Qual seu pior defeito?
A ingenuidade em alguns momentos… às vezes demoro a acreditar que o ser humano seja capaz de determinadas atitudes.

Se pudesse mudar algo, o que seria?
Tentaria ser menos crítico e perfeccionista em alguns casos, acho que ficaria menos estressado.

Qual maior mentira já contou?
Acho engraçado quando leio as entrevistas e os entrevistados dizem que não lembram… Aliás, não me lembro de nenhuma mentira… rsrsrs… ops… essa foi a última!!! Mas lembro que trabalhando com Futebol, nós Fisioterapeutas somos sempre o álibi perfeito… tive que passar por situações complicadas… era frequente uma esposa de um jogador ligar e perguntar se o marido
dela esteve tratando comigo naquela tarde… e eu mentia…. que horrível!!! Mas era minha pele em jogo… afinal se ele mentia para ela o que podia fazer… depois reclamava com ele e pedia pra não me colocar em situação difícil… não adiantava muito…

Qual fato mais inusitado em sua carreira?
Certa vez em 2004 recebi uma ligação no celular, um espanhol, eu na época não dominava bem o idioma, e ele queria marcar um encontro comigo… achava que era algum paciente indicado por alguém… sorte que comecei a entender, era o Fisioterapeuta Espanhol Dr. Ginés Almazán, dono da Escuela de Osteopatia de Madrid, me fazendo um convite para ministrar o curso de Pilates
exclusivo para Fisioterapeutas na Espanha!

Qual fato foi o mais cômico?
Ao chegar à Arábia, fui ser apresentado ao Sheike, presidente do clube, filho e herdeiro do Rei, todo pomposo, eu cheio de medo e vergonha… Depois do almoço ele quis fazer uma demonstração com seu Falcão, caríssimo… fomos a uma parte do “quintal” que era um descampado enorme… colocou o bicho no braço, com chapeuzinho e tudo, pediu ao empregado para soltar uma lebre…
ela saiu correndo… eu olhando… ele tirou o capuz do Falcão… o bicho saiu voando, deslumbrante… voou… voou… voou… todo mundo olhando… o coelhinho sumiu no descampado… o Falcão começou a ficar pequenininho no céu… o Sheike começou a ficar nervoso, sem graça, gritando com os empregados, todo mundo correndo atrás do Falcão caríssimo… e eu com uma vontade
de rir danada e disfarçando !!!

Qual seu maior arrependimento?
Após minhas decepções, procuro não me sentir arrependido… tento primeiro me refazer… e depois aprender e crescer com meus erros, e me manter firme em minhas convicções caso o erro seja alheio…

Qual dica daria aos colegas?
Além das atualizações e estudos constantes e necessários, trabalhe!!! A prática diária, o toque e a resposta de seu paciente, são sua melhor escola. E acredite em você e na Fisioterapia.

Qual objeto de desejo?
O Doutorado.

Qual sua aquisição mais recente?
Duas máquinas CNC´s, que são Centros de Usinagem, máquinas informatizadas para aprimoramento e automação de alguns processos em nossa fábrica de equipamentos de Pilates.

Qual seu maior sonho?
Minha filha, Beatriz, ao crescer ter orgulho de mim pelo que sou e pela profissão e profissional que me tornei. Sempre digo aos meus alunos que quero que ela tenha orgulho em dizer aos seus amigos “Meu pai é Fisioterapeuta !”. Se no futuro, ela optar por ser Fisioterapeuta, será um sonho perfeito, mas ela diz que quer ser Veterinária, e eu ficarei feliz também !

Qual seu maior pesadelo?
Falhar… não ser uma referência para minha filha e não ser motivo de orgulho para os meus pais.

Que talento mais gostaria de ter?
Saber dançar…

Se não fosse Fisioterapeuta gostaria de ser o que?
Chefe de Cozinha.

E qual Profissão jamais queria ter?
Com o maior respeito a profissão e aos grandes amigos que tenho que são, Advogado… jamais conseguiria defender um criminoso… e a justiça brasileira deveria passar por uma profunda reforma. A impunidade assola nosso país…

Diga um desafio?
Vencer meus medos, submeter minhas vontades… corrigir meus defeitos, vencer meus desafios, me tornar um ser humano e um profissional melhor.

Um livro?
Ficção: Cavalo de Tróia, de J.J. Benitez Romance: As Brumas de Avalon, de Marion Zimmer Bradley Para Fisioterapeutas: Atlas Fotográfico de Anatomia, de Rohen-Yokochi

Quer fazer alguma divulgação?
Vem ai a ABRAPI – Aliança Brasileira de Pilates. Uma Aliança entre os profissionais dos mais representativos do Brasil, que trabalham de forma séria e democrática com Pilates. http://aliancabrasileiradepilates.blogspot.com

Se desejar, use os botões abaixo para compartilhar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.