É uma casa portuguesa com certeza!

portuga

Estimadas leitoras e leitores bem vindos ao nosso primeiro destino. Nesta edição desembarcaremos em terras
lusitanas. Portugal, oficialmente República Portuguesa, está localizado no sudoeste da Europa, seu território se situa na zona ocidental da Península Ibérica e em arquipélagos no Atlântico Norte. Possui uma área total de 92 090 km² e é a nação mais ocidental do continente europeu. O território continental é delimitado a Norte e a Leste pela Espanha e a Sul e Oeste pelo Oceano Atlântico. Portugal possui ainda as regiões autónomas: os arquipélagos dos Açores e da Madeira. Com aproximadamente 10.000.000 de habitantes Portugal é também um dos menores países da Europa.
Como não podia ser diferente o idioma é a característica mais marcante de Portugal. A pronúncia mais fechada e aglutinada do Português de nossa ex Metrópole torna-se às vezes difícil de ser compreendida por nós “Brasucas“, como nos chamam por lá. A diferença não é só notada no idioma falado. Mas também na gramática. Na ortografia de algumas palavras como: facto (Portugal) e fato (Brasil), ou baptizado (Portugal) e batizado (Brasil). No próprio significado de palavras como: sítio, lugar genérico em Portugal, e denominação normal para casa de campo no Brasil; ou passear (que em Portugal significa normalmente andar a pé, e no Brasil pode ser simplesmente sair de casa), costumam causar no começo alguma confusão. Outras palavras simplesmente não são parte do nosso vocabulário. Palavras como: autocarro (ônibus), carro descapotável (carro conversível), casa de banho (banheiro) ou comboio (trem) não são escritas ou ouvidas em território Tupiniquim.
Culturalmente o país é rico. Bonito e aconchegante, Portugal possui diversos lugares históricos: bares e tavernas seculares nos convidam dia e noite a serem descobertos. O fado (música típica) e as danças folclóricas são bastante animados e também apreciados. Lugares como a Torre de Belém e a baixa da cidade em Lisboa. A universidade de Coimbra, a cidade de Sagres e de Braga, as vinhas do Porto e a costa do Algarve, entre outros, não podem deixar de serem visitados.
O curso de Fisioterapia dura em média 3 anos e são ministrados geralmente nas escolas politécnicas de saúde ou/e em faculdades, existe possibilidade de ascensão até o nível de pós doutor. Para os fisioterapeutas do Brasil as equivalências acadêmicas geralmente não apresentam problemas, apesar de ser um processo normalmente complexo, caro e demorado.
Academicamente Portugal divide-se em Polos. Sendo de mais destaque os de: Coimbra, Lisboa e Porto. Para nós Fisioterapeutas uma boa pedida de pós-graduação sem dúvida é a Faculdade de Motricidade Humana em Lisboa. Mas podem checar também a Escola Superior de Saúde do Porto que garanto quer não irão se arrepender.
Para se levar uma vida de “estudante” em Portugal, são necessários aproximadamente 500 Euros mensais, claro que esta quantia será maior ou menor de acordo com seus hábitos diários…e com a cidade de sua escolha. É importante lembrar que em Portugal mesmo o ensino público é taxado, estas taxas são denominadas propinas. Mas calma prezadas(os) leitoras(es)! Temos que pagar propinas, mas não será necessário corromper ninguém! São apenas as taxas acadêmicas cobradas pela secretaria. Estas taxas são fixas, geralmente começam com a matrícula e são parceladas de 3 em 3 ou 6 em 6 meses até o final do curso. Variam de escola para escola e de pós para pós.
Pronto amigas(os)!!! O primeiro passo já está dado. Já entramos na União Europeia. Agora e só esperar e ficar de olho no que vem por aí…
Não percam as próximas edições e lembrem-se:
pé na estrada!!!

Dr. André Luiz de Mendonça
É Fisioterapeuta e correspondente da Revista NovaFisio na Alemanha.
Reside atualmente na cidade  de Mainz
Contato: andremendonca@hotmail.de

andre

Se desejar, use os botões abaixo para compartilhar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.