É tudo culpa da postura?

O título desse artigo pergunta e eu já no início respondo: Não. Quem dera fosse tão simples, mas é bem mais complicado. Quem nunca ouviu falar arruma essa postura, se ajeita na cadeira, se endireita e outras variações da mesma ordem? E até no nome do método que começa com reeducação, sendo que primeiramente ninguém teve uma educação postural de fato.  

Cabe lembrar que existe um porque para o corpo não estar com uma postura adequada. Basicamente o corpo vai adotar reações protetivas e de economia de energia. Sendo assim, muitas vezes aquela má postura seria uma adaptação para alguma condição aonde o corpo estaria digamos, mais confortável ao adotar uma postura aparentemente não adequada. Por exemplo, se você tem dor de estomago irá fletir seu tronco, já se comeu demais irá estender. Repare como a coluna trabalha a todo momento junto com respostas viscerais.  

O corpo é vivo e atua eficazmente dentro de seus princípios que são suas prioridades. Vamos para um exemplo clássico a ciatalgia. O maior nervo do corpo humano, não tem origem asiática como é popularmente conhecido  e se chama ciático. Seu trajeto é da região lombo-sacra, passa pelo glúteo, piriforme, coxa e lateral da perna, indo até o dorso do pé.

A ciatalgia, é um sintoma, aonde existe a inflamação no nervo ciático, que pode ser no trajeto ou na origem, em sua raiz nervosa. A irradiação dessa dor geralmente é tratada com algumas dicas como não sentar com a carteira no bolso de trás, ou não sentar com o quadril torto, priorizar sentar nos ísquios e não no sacro, enfim, são inúmeras as diretrizes.

Agora vamos pensar, qual foi a cauda da ciatalgia, foi a má postura do indivíduo apenas? Temos hoje 10% da população com alterações na passagem do ciático pelo piriforme, um stress nessa musculatura poderia desencadear uma crise localizada. Vamos imaginar que um indivíduo com essa alteração, ficou sentado em cima de sua carteira, e causou uma inflamação. Nesse caso a má postura levou a isso, porém, vejam que não é apenas isso.

O que eu quero esclarecer é que a má postura contribui como gatilho para pré dispositivos já inerentes no organismo humano. Sim, não basta falar endireite –se e o corpo do indivíduo não tem a menor noção do que isso significa.

Então nesse momento podemos nos perguntar, toda má postura causa dor? E novamente a resposta será não. Temos adaptações corporais e poderemos ter inclusive alterações como escoliose totalmente assintomáticas, porém nunca idiopáticas. Uma coisa de cada vez, sim a escoliose sempre tem uma causa, mesmo que a gente não tenha encontrado, e sim ela não é causada apenas pela má postura. Existem diversos outros fatores que contribuem, então retornaremos para as vísceras. Por exemplo um adolescente que teve crises de asma durante grande parte da sua adolescência poderá desenvolver uma cifose, como também questões psicológicas poderão interferir, alguém muito tímido pode desenvolver cifose. Por isso proponho que nós não devemos nos prender a postura. Devemos ir além, nem devemos dar respostas como vamos arrumar sua postura e ficará tudo bem! Na verdade a postura só será alcançada com um trabalho fisioterápico de recrutamento muscular e propriocepção. Do contrário o indivíduo não conseguirá manter a postura adequada por mais de 5 minutos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.