Drenagem linfática manual + Ultrassom em pós operatório de cirurgias plásticas: Procede?

Quem nunca ouviu uma propaganda convidativa destes dois procedimentos usados em conjunto para o pós cirúrgico? Vendem como uma “famosa receita de bolo”. Mas você já parou para perguntar: qual a finalidade desta associação? E se eu te dissesse que o ultrassom não deve ser utilizado em pós operatórios imediatos?

O tratamento no pós cirúrgico não se resume apenas em Drenagem Linfática, muito menos em drenagem + ultrassom. A cirurgia plástica provoca lesões no tecido subcutâneo, na qual a paciente necessita de cuidados especiais para a sua total reabilitação, favorecendo sua cicatrização.

Atualmente existem diversas pesquisas científicas que abordam sobre os tratamentos adequados no pós cirúrgico, e muito desses estudos relatam os malefícios do uso do ultrassom em pós operatórios imediatos (primeiras fases da cicatrização). As fases da cicatrização devem ser respeitadas. O profissional deve conhecer bem histologia e fisiologia, entender sobre reparação tecidual e assim dominar a técnica pretendida no pós operatório.  Técnicas da terapia manual são as mais recomendadas para o pós imediato.

O pós operatório é tão importante quanto a cirurgia e, sendo mal feito, prejudicará a reabilitação do paciente e a reputação do seu médico.

Dra. Glória Lourenço

Fisioterapeuta Dermatofuncional
Titulo de Especialista em Fisioterapia Dermatofuncional pela ABRAFIDEF e COFFITO.
Membro especialista da Associação Brasileira de Fisioterapia Dermatofuncional – ABRAFIDEF.
Colunista da revista NovaFisio.

Se desejar, use os botões abaixo para compartilhar.

12 comentários em “Drenagem linfática manual + Ultrassom em pós operatório de cirurgias plásticas: Procede?”

    1. Olá Benilda. O tipo de cicatrização que ocorre em cirurgias plásticas é do tipo isquêmica, no qual ocorre deslocamento considerável de pele com lesão do tecido subcutâneo, incluindo lesão de vasos sanguíneos, linfáticos e algumas terminações nervosas. O ultrassom não acelera a cicatrização do tipo isquêmica. Há artigos científicos que abordam sobre o efeito maléfico nesse tipo de cicatrização, pois ele aumenta a proliferação de células inflamatórias aumentando a inflamação do tecido, postergando o tempo de recuperação. Se há aumento do processo inflamatório na área, todo o processo de cicatrização transcorrerá de forma alterada e retardada. Assim, estimulará a produção exacerbada de colágeno, promovendo o surgimento das temidas fibroses, aderências e retrações. Tudo o que devemos fazer é respeitar cada fase de cicatrização.

      1. Dra. Gloria

        Olá Rosemeire!
        O ideal é que não associe o ultrassom. Caso haja realmente a necessidade de utilizá-lo, a partir de 40 dias pode ser iniciado. Antes desse período recomenda-se somente terapia manual, drenagem linfática e terapia compressiva com cintas, placas e bandagens elásticas.

  1. Katia Guimaraes

    Olá Dra. Glória!
    Fiz uma cirurgia (mini abdominoplastia), apenas para corrigir uuma antiga que deu seroma. Está completando 37 dias, e tem um pequeno aumento (relevo), onde o medico já fez as drenagens e neste momento não sai mais liquido, porém o relevo continua pouco mais tem. Aí te pergunto, é inchaço? Ou está formando outro seroma? O que ele indicou foi umas sessoes de drenagem e uso de ultrasom, mas lendo sua matéria estou com medo. E sinto que apos as drenagens, muda muito pouco ou quase nada.
    No aguardo. Obrigada.

  2. Valéria Cristina

    Depois de passado o prazo de 40 dias após a cirurgia, comecei a fazer o uso do ultrassom. É recomendado o uso diário ou é preciso ter um intervalo entre as sessões?

  3. Por gentileza, quais seriam os benefícios do ultrassom no pós operatório de mamas com implantes? Estou com 35 dias de pós e a mama direita está bem inchada e endurecida diferente da esquerda. Seria indicada a utilização do ultrassom neste caso?

  4. Fiz lifting e no dia seguinte comecei a fazer drenagem linfática. Fiz 6 sessões consecutivas. Na sétima a fisioterapeuta quis fazer drenagem + ultrassom. É muito cedo para fazer isso?

    1. Olá Cristina, a revista tem uma sala de bate-papo exclusiva para fisioterapeutas trocarem informações seja por texto, seja por voz, além de arquivos, artigos e muito mais. Se você também precisar fazer uma reunião com sua equipe, temos salas apara até 99 pessoas simultâneas inteiramente grátis. Conheça nossa plataforma em: bit.ly/fisio-discord

  5. Boa noite
    Sabemos que o ultrassom pulsado 3Mhz é o indicado na cirurgia de lipo/abdominoplastia. Pode se usar o pulsado 1mhz? Aguardo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.