Dor nas costas no câncer de próstata

Em homenagem a todas os homens  esse mês de novembro é dedicado e sabendo disso aproveitemos para conheceremos mais um sintoma que por vezes e passado desapercebido durante a investigação.

próstata é um órgão pequeno, do tamanho de uma castanha, com peso aproximado de 20 gramas, localizada logo abaixo da bexiga do homem. Sua função é produzir parte do líquido que forma o sêmen.
     Resultado de imagem para e prostata
Câncer de próstata é a terceira causa de morte por câncer em homens, superado apenas pelo câncer de pulmão e de pele. Aos 50 anos, 1 em cada 4 homens apresentam células cancerígenas na próstata. Aos 80 anos, esta relação cresce para 1 em cada 2 homens. Enquanto o homem envelhece, o risco aumenta. Apesar do homem ter uma chance de 30% de desenvolver câncer de próstata ao longo da sua vida, somente 3% destes morrerão por causa da doença.

É uma patologia provocada a partir do crescimento anormal das glândulas da próstata. Em muitos casos, o processo de desenvolvimento da doença se dá lentamente e poucos pacientes percebem sua evolução. Para boa parte dos pacientes, um diagnóstico de câncer de próstata em sua fase inicial é raro, uma vez que a doença silenciosamente no início e poucos pacientes apresentam sintomas claros.

Os primeiros sintomas do câncer de próstata são lembrados, geralmente, pela dificuldade na relação sexual e no aumento da ida ao banheiro durante a noite para urinar. No entanto, a doença também está associada à dor na região lombar, que é um fato ignorado pela população. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 85% dos brasileiros sofrem ou vão sofrer com esse incômodo próximo à região da bacia.

O tumor maligno na próstata pode comprimir a base da coluna espinhal e provocar fraqueza nos ossos, deixando a impressão de que a dor é decorrente de um problema de postura. A dor pode ser confundida pelos pacientes como simples incômodo nas costas. Sem muita informação sobre a causa, é comum a automedicação com o uso de analgésico. Caso não realize um exame mais detalhado, o câncer de próstata permanece e pode evoluir para uma metástase, ou seja, a formação de uma nova lesão a partir de um tumor primário. Homens com familiares de primeiro grau portadores de câncer de próstata devem fazer o exame preventivo a partir dos 45 anos.

O melhor remédio em todos esses casos sempre será a prevenção. Aproveite esse alerta referente ao mês azul e cuide sua saúde!

Fonte: Multihemo e Andrologia

Dra. Jacqueline Marinho
Fisioterapeuta formada pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
Pós-Graduada em Fisioterapia nas Disfunções Biomecânicas com foco em Coluna Vertebral – Faculdade Einstein
Fisioterapeuta Home Care (Domiciliar)
Professora da Faculdade Paulista de Tecnologia (FAPTEC)
Colunista no Queimadas no Foco (http://queimadasnofoco.blogspot.com.br/)
Colunista NovaFisio (https://www.novafisio.com.br/author/jacqueline-marinho/)
E-mail: jckfisio@gmail.com
FanPage: https://www.facebook.com/drajacquelinemarinho/ Instagran: https://www.instagram.com/drajacquelinemarinho/

3 comentários em “Dor nas costas no câncer de próstata”

1. Kátia Cilene Marchese

Bom dia meu marido tem próstata aumentada a 2 anos atrás foi no médico a próstata já pesava 60 Gr
    Ele não voltou mais ao médico
    Agora já tem uns dias q ao urinar principalmente a noite tem dor mto forte na região lombar
    Pode ser perigoso?
    Ele toma doxuram 4 gramas

2. Tenho pontadas na região lombar perto do pescoço e ardência no canal da urina e diminuiu bem o fluxo da urina tenho tomado melisato de doxazosina 2ml no início estava muito bom o fluxo urinária voltou normal mas agora diminuiu e está com ardência no canal da urina .