Dor nas costas no câncer de mama

Em homenagem a todas as mulheres esse mês de outubro é dedicado e sabendo disso. conheceremos mais um sintoma que por vezes e passado desapercebido durante a investigação.

O câncer de mama afeta principalmente as mulheres, embora os homens também possam ser diagnosticados com a doença. Um paciente com câncer de mama geralmente tem um tumor ou células cancerosas que invadiram as glândulas ou os ductos da mama (adenocarcinomas) ou os tecidos da própria mama (sarcomas).

Resultado de imagem para Câncer de mama e dor nos quadris e costas

O câncer de mama pode ser assintomático, ou uma mulher pode sentir ou achar um caroço ou alterações na pele. Dores nas costas ou nos quadris não são sintomas normais do câncer de mama a menos que haja metástase nos ossos. Entretanto, dores nas costas e nos quadris podem ser causadas pelos tratamentos contra o câncer de mama.

Dor nas costas/quadris e pós-tratamento

Dores nas costas e nos quadris após o diagnóstico do câncer de mama podem ter significados diferentes dependendo de quando a dor ocorre. Dores que ocorrem antes do tratamento podem ser um sinal de que o câncer se espalhou para os ossos. Dores nas costas ou quadris que ocorrem após a quimioterapia ou outros tratamentos contra drogas podem ser causadas pelos tratamentos contra o próprio câncer de mama.

Dores nas costas ou quadris podem ser causadas por medicações associadas ao tratamento primário contra o câncer. Dor nos ossos e nas articulações são comuns com certos tipos de tratamento e podem ser persistentes e crônicas durante o tratamento e após ele por um período. Entretanto, a dor nos ossos pode também ser um sinal de metástase. É muito importante que você discuta esta dor com seu médico para que ele possa eliminar a possibilidade da metástase como causa subjacente da dor.

Câncer de mama e dor nos quadris e costas Dores nas costas ou quadris podem ser causadas por medicações (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)
 Causas de dores nos ossos não relacionadas à metástase

Dores nos quadris e/ou em outras articulações são um efeito colateral comum de muitos agentes quimioterápicos usados no tratamento contra o câncer de mama. A quimioterapia pode causar dor devido ao seu efeito nos nervos, ligamentos, articulações ou músculos. Geralmente a dor se inicia durante a sessão de quimioterapia e fica pior quando a sessão termina. A dor pode persistir entre as sessões e pode durar por até um ano ou mais após o término da quimioterapia.

O tamoxifeno, que é usado para tratar o câncer de mama, também causa enrijecimento nos quadris e articulações, sendo que a dor causada lembra a da artrite.

Câncer de mama e dor nos quadris e costas  O tamoxifeno, que é usado para tratar o câncer de mama, também causa enrijecimento nos quadris e articulações(Creatas Images/Creatas/Getty Images)
 Dor óssea metastática

Dores nas costas ou quadris podem também indicar que o câncer se espalhou para os ossos. Estes são locais comuns de metástase do câncer de mama, e estima-se que metade das fraturas ósseas que são causadas pelo câncer ocorram em pacientes com câncer de mama, sendo este seu câncer primário. A metástase nos ossos, incluindo a que ocorre nos ossos dos quadris e/ou das costas, pode causar dores nessas regiões.

Câncer de mama e dor nos quadris e costas              A metástase nos ossos, incluindo a que ocorre nos ossos dos quadris e/ou das costas, pode causar dores(NA/PhotoObjects.net/Getty Images)
 Tratamentos:
  1.  Para a dor de origem não metastática
     Seu médico pode prescrever analgésicos comuns e se estes analgésicos não forem suficientes para que você suporte a dor, analgésicos mais fortes, como um opiáceo ou antidepressivos tricíclicos, podem ser recomendados.  Fisioterapia e exercícios são também importantes. Natação e yoga são práticas especialmente recomendadas, uma vez que permitem que os ossos, inclusive os dos quadris e costas, e as articulações se exercitem com um mínimo de impacto. Finalmente, o tempo é o melhor remédio contra a dor óssea de origem não metastática.
    Câncer de mama e dor nos quadris e costasNatação e yoga são práticas especialmente recomendadas (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)
  2.  Para dor óssea metastática

O câncer de mama metastático não tem cura, mas é tratável. A terapia com feixe de radiação a laser ajuda aproximadamente 85% dos pacientes a sentirem menos dor devido à metástase óssea. O tamoxifeno também ajuda a amenizar ou reduzir a disseminação das células cancerosas nos ossos. Novas drogas, incluindo os bisfosfonatos, têm-se mostrado efetivos no tratamento da metástase óssea e ajudado a estender a vida de muitos pacientes com este tipo de câncer. Os bisfosfonatos podem reduzir ou eliminar a destruição dos ossos e ajudar a manter os níveis de cálcio dentro da normalidade.

Câncer de mama e dor nos quadris e costasNovas drogas, incluindo os bisfosfonatos, têm-se mostrado efetivos no tratamento da metástase óssea(Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

O melhor remédio em todos esses casos sempre será a prevenção. Aproveite esse alerta referente ao mês rosa e cuide-se!

Fonte: ehow Brasil

Dra. Jacqueline Marinho
    Fisioterapeuta formada pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
    Pós-Graduada em Fisioterapia nas Disfunções Biomecânicas com foco em Coluna Vertebral – Faculdade Einstein
    Fisioterapeuta Home Care (Domiciliar)
    Professora da Faculdade Paulista de Tecnologia (FAPTEC)
    Colunista no Queimadas no Foco (http://queimadasnofoco.blogspot.com.br/)
    Colunista NovaFisio (https://www.novafisio.com.br/author/jacqueline-marinho/)
    E-mail: jckfisio@gmail.com
    FanPage: https://www.facebook.com/drajacquelinemarinho/ Instagran: https://www.instagram.com/drajacquelinemarinho/

5 comentários em “Dor nas costas no câncer de mama”

1. Bartira Vieira

A acupuntura ameniza as dores na coluna em pessoas que fizeram quimioterapia por causa de cancer de mama?

2. NATALIA PANAS FERNANDES

Minha mãe faz tratamento a 6 anos teve câncer na mama e fez a retirada de 17 linfomas, teve metástase na 8 vértebra, faz químico a cada 15 dias. Ela tem dores no braço Direito local da retirada da mama e dos linfomas, mais as dores estão muitos fortes nem a morfina está ajudando. Podemos procurar mais ajuda? Obrigada.

3. Minha mãe teve câncer de mama fez radioterapia faz um mês e agora sente a mama inchada e dores nas costas será isso normal?

4. Minha mãe teve câncer de mama fez radioterapia faz um mês e agora sente a mama inchada e dores nas costas será isso normal?

5. Joana machado

Boa noite tenho uma dor no meio das Costa, um pouquinho abaixo da omeoplata ai está dor vai ate minha mamã esquerda, não Pará de doer,tanto as costa como a mamã vivo de dipirona, chego a tomar até 50 gotas, isto é todos os dias, Já fiz monografia e não deu em nada.O pode estar causando isto. Nunca tive câncer, isto poder um câncer nas costas e adiando para a mamã.