Dor e Emoções - Corpo e Mente

Dor e Emoçoes – Corpo e Mente

Como todos sabem a dor pode ter origem emocional. Mas não devemos banalizar este problema, pois essa dor mesmo sendo emocional, causam alterações físicas e fisiológicas reais. Alteram a liberação de neurotransmissores e substâncias importantes para o bem estar do corpo como um todo.

Para diferenciar essas dores, geralmente o paciente não apresenta melhora em qualquer tipo de tratamento que abordam somente o lado físico, e são pessoas que passaram por momentos estressantes, objetivos não realizados ou traumas importantes na vida (perda de algum ente querido, demissão do trabalho, dentre outros). Para esse tipo de paciente a dor é contínua e forte, sem restrição de movimentos, pode aumentar ou diminuir em situações de stress emocional. Geralmente quando esse paciente passa por momentos que trazem conforto, como viagens, passeios, ou alguma situação emocional agradável, a dor diminui.

Atualmente os estudos em cima das dores de origem emocional, está evoluindo, portanto, sabe-se até os territórios e os órgãos afetados por determinados tipos de conflitos emocionais. Para o tratamento é interessante buscar o profissional adequado como Psicólogos, Psiquiatras, mas existem profissionais da Fisioterapia que tratam esses casos, como é o caso da Osteopatia e Quiropraxia.

Se desejar, use os botões abaixo para compartilhar.