Divulgar é preciso, publicar é fundamental

Queridos colegas, boa tarde. A Fisioterapia no Brasil passa por momentos de grandes inquietações, questionamentos e sedimentação. São inúmeros os problemas que a categoria enfrenta em âmbito nacional e a discussão desses pontos necessita da participação de todos, de forma organizada, apolítica, apartidária, com muita cautela e assertividade, pois já passou da hora de o fisioterapeuta ser reconhecido como profissional indispensável à equipe de saúde desde o ambulatório até as unidades fechadas de alta complexidade.

Possuimos uma das legislações mais avançadas do mundo, a qual nos dá autonomia que não visualizamos em países onde a Fisioterapia é muito mais antiga; nossos fisioterapeutas são de muito boa qualidade e almejados por muitos lugares como Austrália, Canadá e Estados Unidos. Precisamos resgatar nossa credibilidade e respeitabilidade, assim como sedimentar de vez nossa posição no cenário nacional. Somos mais de 200.000, nós podemos.

A Fisioapp se propõe a participar ativamente dessa movimentação com a criação de fóruns específicos para debater soluções por todo o Brasil. Ao criarmos uma revista eletrônica de fisioterapia, pretendemos fornecer uma dinâmica de interatividade, abrangendo todas as áreas de atuação profissional e com a pretensão de se tornar um veículo indexado de qualificação acadêmica e científica acessível a todos (alunos e profissionais) com custo zero e qualidade 1000.

Para que isso aconteça, necessitamos da adesão maciça da categoria, incluindo os acadêmicos, de importância fundamental para os rumos da profissão. Muitos colegas do sul não sabem o que ocorre no nordeste; muitos colegas do norte não sabem o que ocorre no sudeste. Não seria bacana se todos soubessem de tudo em tempo real e em todas as regiões? Precisamos dessa teia formada e conectada de forma permanente. Este é o principal objetivo da Fisioapp, dar visibilidade do quadro profissional em âmbito nacional e servir de elo para que todos possam crescer e levar a nossa profissão amada ao patamar que ela merece.

Por isso, divulgar é preciso; participar é preciso; questionar é preciso. Ajude-nos a divulgar o aplicativo, envie sugestões, críticas, dúvidas, reclamações, estamos aqui para ajudar de forma imparcial.

Se você tem algum evento, curso, reunião científica, congresso, jornada etc, publique na fisioapp ou envie para que nós possamos publicar e o Brasil todo tomar conhecimento.

E a nossa pretensão maior: publicar artigos científicos de relevância para toda a categoria. Temos poucos espaços para isso no Brasil. Muitos colegas pensam: um aplicativo que abrange múltiplos assuntos será o fórum apropriado para publicar meu artigo? Mudar o pensamento é preciso. Com o advento da internet, as revistas eletrônicas passaram a ocupar um espaço de destaque na publicação de artigos e com muito mais rapidez e credibilidade. Você que tem um trabalho de pesquisa, revisão bibliográfica, novas propostas terapêuticas, estudo de caso, publique na Fisioapp. Divulgue seu trabalho, ele pode ser muito importante para o segmento de abrangência.

As normas para publicação estão expostas no aplicativo. Quaisquer dúvidas, entre em contato conosco. A fisioterapia necessita urgentemente de um meio de ligação entre todos. Estamos só começando, mas podemos colaborar muito se todos participarem ativamente.

Abraço a todos

Jose da Rocha Cunha – crefito 769F – editoria científica – joserochacunha62@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.