Diagnóstico Clínico Postural – Um Guia Prático

Como tratar um paciente sem antes fazer um bom diagnóstico? Há mais de 30 anos a fisioterapeuta Angela Santos – uma das mais conceituadas profissionais brasileiras – faz essa pergunta a seus pacientes, colegas e alunos. Ela prioriza o diagnóstico clínico porque acredita que, antes de qualquer exame de diagnóstico por imagem, a avaliação global do paciente é o que permite detectar problemas posturais e traçar as diretrizes do tratamento.

Em Diagnóstico clínico postural – Um guia prático (Summus Editorial, 144 p., R$ 57,90), Angela dialoga com várias correntes da ortopedia, da fisioterapia, da osteopatia, da biomecânica das terapias manuais, da educação física e da psicomotricidade para elaborar uma linguagem única que permita ao fisioterapeuta elaborar um diagnóstico completo, pormenorizado e sistematizado.

Numa época em que as especialidades médicas e da área da saúde se multiplicam e é cada vez mais difícil encontrar um profissional que avalie o paciente de um ponto de vista global, a obra consolida-se como fundamental para todos aqueles que lidam com os problemas de postura e com as peculiaridades do movimento.

De caráter multidisciplinar, o método proposto por Angela Santos permite ainda fazer um controle da evolução do paciente, verificando se o tratamento aplicado surtiu efeito ou se algo precisa ser revisto.

Ricamente ilustrada com novos desenhos didáticos e esclarecedores, esta edição revisa e amplia alguns conceitos, aprimora a análise de casos, apresenta modelos e insere novas questões referentes à prática no consultório. Trata-se de um clássico da área que ocupou um espaço antes inexplorado na literatura sobre fisioterapia e desvios posturais. “Acredito que consegui reunir os conceitos mais importantes da fisioterapia, fazer uma síntese deles e produzir um livro de grande utilidade para o fisioterapeuta”, afirma a autora. “Gostaria que cada leitor, ao utilizar este livro como profissional, o considerasse um caderno de notas redigido com muito cuidado, o qual sempre poderá ser aprimorado”, conclui ela.

A autora

Angela Santos formou-se fisioterapeuta pela Universidade de São Paulo em 1973 e iniciou a carreira profissional no Serviço de Ortopedia do Hospital das Clínicas. Estagiou em Glasgow, Escócia. Foi fisioterapeuta em vários hospitais e clínicas na Suíça. Fez diversos cursos de formação em reabilitação, RPG, ginástica holística e terapia manual – Conceito Marcel Bienfait. Em 1993, idealizou e colocou em prática o Projeto Convergências de formação contínua em fisioterapia. Desde então, dezenas de fisioterapeutas participaram desse curso de mais de 240 horas, que visa estudar as diversas correntes voltadas para a reabilitação e o aperfeiçoamento da postura e do movimento. É também autora dos livros A biomecânica da coordenação motora e Postura corporal – Um guia para todos, ambos publicados pela Summus.

Título: Diagnóstico clínico postural
Subtítulo: Um guia prático
Autora: Angela Santos
Editora: Summus Editorial
Preço: R$ 57,90
Páginas: 144 (21 x 28)
ISBN: 978-85-323-0782-8
Atendimento ao consumidor: 11-3865-9890
Site: www.summus.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.