Curso de Fisioterapia da Unifor conta com novas instalações

Fonte: http://g1.globo.com

O curso de Fisioterapia é destaque no Centro de Ciências da Saúde da Unifor (CCS). Considerado a melhor graduação de Fisioterapia do Ceará em 2016, pelo conceituado Ranking Universitário (RUF), do jornal Folha de S. Paulo, o curso é um dos mais antigos da instituição e conta com diferenciais para a formação dos alunos.

Além disso, o bacharelado alcançou o primeiro lugar entre as instituições de ensino superior privadas nas regiões Norte e Nordeste. Já pela revista Guia do Estudante, a Fisioterapia da Unifor teve avaliação máxima de 5 estrelas em 2015.

Mesmo com estes resultados satisfatórios, o curso tem recebido melhorias constantes. A partir de 2017, as instalações estão concentradas no Bloco H, em conjunto com outros cursos do Centro de Saúde.

O coordenador pedagógico Mayron Faria de Oliveira explica as mudanças: “As instalações são novas e com equipamentos de ponta. O objetivo é deixar o aluno apto a atender um paciente quando chegar o momento do estágio prático. Todas as áreas são abordadas em cada laboratório, e cada espaço tem o seu equipamento específico para fornecer a prática da vivência para o aluno”, afirma.

Recentemente, a reforma nas instalações e laboratórios reforçou o compromisso de promover o aprendizado aliado à prática. Os laboratórios de Anatomia, Histologia e Patologia fazem parte da estrutura geral e servem os cursos do Centro de Ciências da Saúde. No âmbito da Fisioterapia, os laboratórios abrangem áreas essenciais da formação. O coordenador destaca a importância desses espaços: “Por exemplo, temos o Laboratório de Podoposturologia, onde fabricamos palmilha para pacientes com problemas ortopédicos”, declara.

O Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI) é a clínica escola da universidade e o curso de Fisioterapia está inserido diretamente em suas atividades. O NAMI desenvolve ações de saúde nos níveis primário e secundário, promovendo, prevenindo, diagnosticando, tratando e reabilitando o movimento humano, de maneira integrada e interdisciplinar.

A professora Ticiana Mesquita explica o diferencial que o NAMI oferece para o estudante: “Os alunos começam a atender pacientes no 6º semestre. Quando nós informamos isso, eles se surpreendem, pois não acreditam que em pouco mais da metade do curso poderão ter responsabilidade sobre um paciente. Isso é algo que nos diferencia de outras instituições”. Além disso, a professora ressalta que os alunos fazem visitas à clínica escola para conhecer o trabalho do fisioterapeuta desde o 1º semestre.

A Unifor também dispõe de convênios para estágio com hospitais públicos e particulares, além de clínicas de fisioterapia. “Nós buscamos colocar essa parceria com clínicas privadas, pois o aluno tem a possibilidade de se mostrar para o mercado ao entrar em contato com pacientes”, revela a professora Ivana Marinho. Por meio desses convênios, os estudantes podem praticar seus conhecimentos além da universidade, encarando casos fundamentais para o amadurecimento profissional. A ética também é um aspecto desenvolvido por meio dos estágios.

Clínicas reconhecidas no setor de saúde, como Mefi Clinic, Medfisio e Fisios, fazem parte da lista de conveniados com a Unifor. Os hospitais públicos incluem o Instituto Doutor José Frota (IJF), Hospital de Messejana, Hospital Geral de Fortaleza (HGF), Waldemar de Alcantara, Cesar Cals, Gonzaguinha e Hospital da Mulher, além do privado Antônio Prudente.
Quer saber mais sobre o curso de Fisioterapia da Unifor? Acesse www.unifor.br/fisioterapia

Se desejar, use os botões abaixo para compartilhar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.