Criando e identificando oportunidades de negócios na fisioterapia

identificando

Empreender nunca foi um assunto tão discutido e comentado na mídia quanto atualmente. O momento econômico e social atual é altamente propício para quem deseja empreender. O grande problema quando pensamos nesse assunto voltado para o mercado da fisioterapia é a visão limitada que o fisioterapeuta possui, pois pensamos apenas na tríade ESC (Estética, Stúdio de pilates e Clínicas/Consultórios), poucos extrapolam esses limites e pensam em criar ou identificar oportunidades nas áreas da fisioterapia.

A fisioterapia é como a amazônia, todo mundo sabe que existe, sabe da sua importância, mas ainda existe uma riqueza abundante inexplorada. No caso da Amazônia, devido as necessidades ambientais e ecológicas é necessário preservá-la. Mas na fisioterapia podemos avançar com o desmatamento das áreas inexploradas e descobrir novas fontes de riqueza para a sociedade e para os fisioterapeutas. E como transformar estas zonas inóspitas da fisioterapia em fontes de riqueza?

É preciso que desbravemos o mercado para criar ou identificar oportunidades economicamente viáveis de negócios na fisioterapia. É preciso sair da mesmice. É preciso pensar fora da caixa. É preciso de visão além do alcance. É preciso de fisioterapeutas inovadores, ousados e revolucionários.

Para criar ou identificar as oportunidades de negócios na fisioterapia você precisa ter uma percepção aguçada das rotinas diárias das pessoas, estar atento ao mercado da saúde, aos avanços tecnológicos, as mudanças de consumo, costumes e valores da sociedade, por exemplo, o aumento do número de apaixonados por corrida desperta um novo nicho de mercado, no qual os educadores físicos estão sabendo aproveitar, outra mudança social que guarda uma mina de ouro é a terceirização da população, quem se atentar à essa mudança pode sair na frente para criação de negócios oportunos para terceira idade.

Para os pessimistas que acreditam na saturação do mercado da fisioterapia, também trago boas notícias, pois até mercados saturados escondem boas oprtunidades, vide exemplo das farmácias de manipulação e as novas chocolaterias como Cacau Show, onde se acreditava que eram mercados saturados e sem oportunidades. Você já pensou que mesmo em nichos da fisioterapia considerados saturados como a ortopedia você pode inovar no atendimento, agregar valor e criar uma nova oportunidade para você?

Saiba que a maioria das oportunidades não aparecerão prontas, será preciso analisá-las e quase sempre construí-las e/ou aprimorá-las. Com pacientes/clientes cada vez mais conhecedores dos avanços da fisioterapia e reconhecedores do que é um tratamento de qualidade, começam a crescer as falhas e aparecer as necessidades que são as principais fontes para novas oportunidades. As oportunidades são necessidades ou desejos de pacientes/clientes insatisfeitos com as possibilidades atuais do mercado, destacam-se pela simplicidade e por agregar valor ao paciente/cliente.

“Ideias de negócios são infinitas. Oportunidades são raras.”

 

Um grande abraço a todos os leitores. Até a próxima coluna

Se desejar, use os botões abaixo para compartilhar.

6 comentários em “Criando e identificando oportunidades de negócios na fisioterapia”

  1. Instituto “Souza Lopes”- Integração em Saúde: Fisioterapia e Práticas Integrativas: corpo-cérebro-espírito/mente/psique. Rua Sarutaiá, 120- Centro, Sorocaba-SP/Brasil Tel (15) 81161890. Email: martamaleka@hotmail.com. Facebook: Marta Lopes de Souza. Google: Marta Lopes de Souza/ Fisioterapia/Microfisioterapia. microkinesitherapie.amor@gmail.com. Linkedin: Consultora Internacional em Fisioterapia/Microkinesitherapie- Saúde e Bem Estar Populacional

  2. Excelente artigo Dr. Valmor!
    Aproveitando a oportunidade gostaria de deixar claro a todos os fisioterapeutas empreendedores que a atuação da fisioterapia vai além do atendimento clínico, tendo hoje em dia vários fisioterapeutas atuando na indústria e comércio de produtos para saúde.
    Sugiro a todos que queiram iniciar nesta área também que acessem o site http://www.cappefisio.com.br e conheçam a Licença CAPPE.

    CAPPE material médico-hospitalar
    Loja exemplo: http://www.bodyshopsaude.com.br

    1. Dr. Andre Torres

      Cadastre-se no formulário da página principal do site e sempre receberá notícias dentro da Fisioterapia como cursos, eventos, congressos e oportunidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.