Covid-19: UFMG oferece fisioterapia respiratória a pacientes com sequelas

Com a pandemia, vítimas graves que tiveram parte do pulmão comprometido também foram acolhidos pelo programa. Os atendimentos são feitos remotamente.

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) oferece fisioterapia para pacientes que precisam se recuperar de sequelas na respiração causadas pela Covid-19.

O Projeto Respirar já atuava promovendo o serviço a pacientes que precisavam se recuperar de sequelas ou limitações na respiração, mas neste ano, ele ganhou uma nova missão: com a pandemia, vítimas graves da Covid que tiveram parte do pulmão comprometido também foram acolhidos pelo programa. Os atendimentos são feitos remotamente.

No mês de agosto, houve um treinamento com os alunos para iniciar a reabilitação remota. O aluno de graduação, acompanhado por um fisioterapeuta formado, avalia e atende o paciente por meio do WhatsApp. Os pacientes que não têm acesso ao aplicativo continuam sendo monitorados e incentivados, porém via telefone fixo.

A reabilitação por causa da Covid-19 acabou aparecendo por ser uma doença nova, mas todo paciente grave que passa por Unidade de Terapia Intensiva (UTI) por muito tempo e que necessita de ventilação mecânica desenvolve fraqueza muscular relacionada à terapia intensiva.

Existem estudos que mostram que indivíduos internados em UTI, em estado grave, mesmo após cinco anos, ainda não conseguiram recuperar todas as funções.

Interessados em ser atendidos pelo projeto podem entrar em contato pelo @respirar.ufmg ou ufmg.projetorespirar@gmail.com.

Fonte: https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2020/10/15/covid-19-ufmg-oferece-fisioterapia-respiratoria-a-pacientes-com-sequelas.ghtml