Coritiba usa plataformas vibratórias na reabilitação de atletas

CURITIBA, 13/02/2012 – Há pouco mais de um ano os jogadores do Coritiba Foot Ball Club têm novas aliadas no departamento de fisioterapia: as plataformas vibratórias da Techno Training. Elas são usadas pela equipe de fisioterapia do time diversas situações clínicas, como dores e contraturas musculares e até mesmo nas fases mais avançadas de pós-operatório de lesões.

“As plataformas são ferramentas extremamente importantes, essenciais aos atletas”, afirma Sérgio Portugal, fisioterapeuta do Coritiba. Portugal assegura que desde que começou a usar os equipamentos nas sessões de recuperação de atletas machucados, percebeu a eficácia das plataformas. “Já há estudos que comprovam todos os benefícios das plataformas vibratórias, e os resultados são visivelmente melhores quando as utilizamos”. O fisioterapeuta conta que a equipe do departamento de fisioterapia desenvolveu exercícios para serem realizados em cima dos equipamentos, como atividades com auxílio de bola suíça e outros artefatos. “As plataformas também têm sido muito utilizadas como potencializadoras no fortalecimento de grupos musculares específicos, como os exercícios de estabilização central”, explica.

Sérgio, que trabalha no Coritiba há 16 anos, conta que outra utilidade das plataformas vibratórias é a de trabalho de manutenção, uma vez que o atleta já estiver recuperado. O educador físico e sócio-proprietário da Techno Training, Alexandre Giraldi, afirma que os benefícios do equipamento não param por aí: “Elas previnem a degeneração óssea, fortalecem a musculatura e ativam a circulação sanguínea, além de serem aliadas na prevenção de uma série de doenças cardiovasculares”, explica.

Confira mais alguns benefícios das plataformas vibratórias para os atletas:

– Alongamentos;
– Diminui o esforço das articulações, ligamentos e tendões;
– Potencializa os resultados dos exercícios físicos;
– Potencializa os efeitos do estímulo cardiovascular;
– Acelera a recuperação pós-esforço;
– Melhora a coordenação motora.
– Auxilia a força explosiva.
– Aumenta o poder de aceleração.
– Incrementa a potência muscular.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.