Como planejar o tratamento fisioterapêutico

Continua...

Segundo a Resolução COFFITO 414/12, o plano terapêutico é a descrição dos procedimentos fisioterapêuticos propostos relatando os recursos, métodos e técnicas a serem utilizados e o(s) objetivo(s) terapêutico(s) a ser(em) alcançado(s), bem como o quantitativo provável de atendimento, ou seja, a associação de três diferentes variáveis.

Usualmente a conduta é considerada como o plano propriamente dito, o que não é verdade, e os objetivos estabelecidos genericamente, sem passos claramente definidos. Consideremos como hipotético o diagnóstico fisioterapêutico de “fraqueza muscular”, no qual a dor e a dificuldade de movimentação são relacionadas na “queixa principal”, traçadas as condutas crioterapia (15″), mobilização articular e cinesioterapia ativa resistida, ambas executadas em 10 repetições por 03 séries consecutivas, com o objetivo de analgesiar, ajustar a artrocinemática e ganhar força muscular, totalizando 30 atendimentos previstos até a recuperação total da funcionalidade.

Se seguida essa discrição linear, não saberemos quando realizar determinado procedimento ou se executaremos todos eles até o final, logo, a relação de causa e efeito não será atribuída com fidedignidade, ou seja, não será possível atestar o que realmente condicionou os progressos terapêuticos até a alta. Por isso, segue a sugestão para que esses dados sejam tabulados no intuito de reproduzir a convergência preconizada pela legislação, bem como possibilitar que da assistência seja possível extrair informações valiosas, além de viabilizar a continuidade do plano por diferentes fisioterapeutas.

table

Esta é uma produção literária independente, desvinculada da função que o autor desempenha no serviço público e do entendimento do respectivo Órgão sobre a matéria, com a colaboração de Rafael Vicente Vianna.

Se desejar, use os botões abaixo para compartilhar.

1 comentário em “Como planejar o tratamento fisioterapêutico”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.