Com dores nas costas, pacientes entre 25 e 40 anos são maioria em clínica de tratamento de coluna na capital

Má postura no trabalho, sedentarismo e até exercícios físicos feitos de forma errada são as causas mais comuns da dor. Fisioterapeuta dá dicas de como evitar problemas de coluna.

Terminar o dia de trabalho com dores nas costas é algo comum na rotina dos adultos, especialmente a partir de 35 anos, quando a má postura, o sedentarismo e a idade começam a cobrar seu preço, porém, problemas na coluna estão atingindo pacientes cada vez mais jovens, afirma a fisioterapeuta Eliandre Siqueira Lohmann, de Campo Grande (MS).

Postura de jovens ao estudar prejudica coluna, explica fisioterapeuta. — Foto: ITC Vertebral Chácara Cachoeira/Reprodução

Em uma clínica especializada em tratamento de coluna na capital, de 50 pacientes que fazem fisioterapia, 30 tem entre 25 e 40 anos. Junto com outros 6 fisioterapeutas, Eliandre também atende adolescentes e jovens de 18 a 20 anos que passam muitas horas por dia, literalmente, debruçados sobre os livros:

“Segundo artigos recentes, 80% dos jovens acima de 20 anos sentem ou já sentiram dores nas costas. A causa está no sedentarismo, no excesso de atividade física sem orientação adequada, ou pela má postura em atividades diárias, como estudar, por exemplo”, explica.

Apesar do alto número de jovens com dores nas costas, entre os adultos, os problemas de coluna tendem a ser mais graves, causados por diversos fatores, inclusive ansiedade e estresse:

“Praticamente todos tem ou terão dores nas costas em algum momento da vida, e as causas vão muito além da postura incorreta: má alimentação, passar muito tempo sentado durante o horário de trabalho, estresse, ansiedade, sedentarismo, fumo, obesidade, hereditariedade, tudo isso pode causar dores nas costas.”

Pacientes adultos procuram fisioterapia para aliviar dores nas costas causadas por fatores como estresse e herditariedade. — Foto: ITC Vertebral Chácara Cachoeira/Reprodução

Como evitar problemas na coluna?

De acordo com a fisioterapeuta, até mesmo atividades domésticas simples podem acarretar dores tão fortes que comprometem toda a rotina do paciente. Para evitar esses problemas, ela dá dicas para adaptar simples tarefas a uma postura mais adequada:

Varrer a casa:
Curvar as costas para varrer ou passar pano na casa pode ocasionar o chamado “pinçamento”, e em casos mais graves, pode até “travar” a coluna, causando um sério desconforto ao paciente. O correto é não curvar as costas e não fazer movimentos rotacionais.

Atividades domésticas como varrer o chão podem acarretar problemas na coluna — Foto: ITC Vertebral Chácara Cachoeira/Reprodução

Dirigir:
Uma postura incorreta ao dirigir também pode causar sérios problemas na coluna, especialmente em casos de motoristas, que repetem essa atividade por horas seguidas.

Postura correta ao dirigir também ajuda a evitar dores na coluna. — Foto: ITC Vertebral Chácara Cachoeira/Reprodução

Carregar bebês:
O apoio das pernas pode ajudar a evitar problemas de coluna de pessoas que cuidam de bebês, como no movimento de retirar e colocar no berço.

A maneira de colocar ou retirar o bebê do berço pode causar dores na coluna — Foto: ITC Vertebral Chácara Cachoeira/Reprodução

No local de trabalho:
Além de manter a postura correta, a dica é não ficar sentado por muito tempo. A posição recomendada para sentar é de forma que os pés não fiquem “pendurados”, e ajustar o encosto da cadeira de forma que ofereça apoio para as costas.

No escritório, a postura correta pode evitar problemas mais graves de coluna — Foto: ITC Vertebral Chácara Cachoeira/Reprodução

Fonte: Por G1 MS — Campo Grande