Clínica Escola de São José oferece atendimento gratuito em fisioterapia

A Clínica Escola de Fisioterapia da faculdade Anhanguera de São José, na Grande Florianópolis, oferece atendimento gratuito para toda a população. Os procedimentos são nas áreas de neurologia, ortopedia e fisioterapia pélvica, relacionadas à saúde da mulher.

A clínica de fisioterapia funciona desde abril de 2015 e atende pacientes da região que são encaminhados por médicos da rede pública e particular de saúde. O coordenador do curso de Fisioterapia da Anhanguera, Fernando Cantanhede, explica que são realizados atendimentos desde casos mais graves, como pessoas que sofreram um Acidente Vascular Cerebral (AVC), até casos crônicos de pacientes que aguardam por fisioterapia para fortalecimento muscular, por exemplo.

Segundo Cantanhede, o atendimento em ortopedia é o mais procurado, tendo fila de espera de três a quatro meses. A neurologia adulta e infantil é a segunda com maior demanda, mas não há filas, já a fisioterapia pélvica é a menos procurada.

Para o coordenador, a falta de conhecimento sobre o assunto reflete na baixa procura. Ele explica que a fisioterapia pélvica trabalha a musculatura do assoalho pélvico e é indicado para casos de incontinência urinária e fecal e para quem tem dor na relação sexual.

— O nosso trabalho com a saúde da mulher é muito importante, desde o pós-cirúrgico de retirada de mama até a incontinência urinária. O que realmente resolve a incontinência é a fisioterapia, tem mulheres esperando por cirurgia para levantar a bexiga, mas isso é paliativo, porque o que melhora mesmo é a fisioterapia. Temos pacientes que relatam melhoras em apenas quatro, cinco sessões — esclarece.

Cantanhede também chama a atenção para a dor durante a relação sexual. Segundo ele, muitas mulheres sentem dor na penetração e, em casos graves, não conseguem ter relação. A fisioterapia pélvica, junto com outros procedimentos indicados por um especialista, pode ajudar no tratamento.

Serviço

A Clínica Escola Anhanguera fica na Rua Luiz Fagundes, 1680, bairro Picadas do Sul, em São José. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Para utilizar os serviços de fisioterapia, os pacientes precisam apresentar o encaminhamento médico atualizado e realizar o agendamento pelo telefone (48) 3954-9733. O atendimento é gratuito.

Fonte: nsctotal.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.