Cinesioterapia motora em pacientes submetidos por cirurgias plásticas

A cinesioterapia motora em pacientes submetidos por cirurgias plásticas estéticas e reparadoras é de suma importância no pós operatório, pois se tratando de um recurso fisioterapêutico que trabalha os movimentos de todo o corpo, trata o paciente de forma integral, podendo ser orientada para a realização dos exercícios em domicílio, efetivando a recuperação do paciente e sendo de fácil compreensão e realização para o individuo, prevenindo possíveis complicações e disfunções de segmentos corporais, assim como na prevenção de Trombose Venosa Profunda (TVP’s).

 

Após a liberação médica, o alongamento passivo se faz necessário para a total reabilitação do paciente, já que o mesmo adota uma postura curvada por conta da recuperação pós cirúrgica, sendo comum sentir dores na coluna e nos ombros, muito comum em abdominoplastias e cirurgias na mama.

 

Em suma, o pós operatório não se resume apenas em sessões de drenagem linfática. É necessário ter conhecimento prático e científico para realizar um tratamento completo, observando o indivíduo como um todo, e não focar apenas no local da cirurgia realizada.

 

Dra. Glória Lourenço

 

Fisioterapeuta Dermatofuncional

Titulo de Especialista em Fisioterapia Dermatofuncional pela ABRAFIDEF e COFFITO.

Membro especialista da Associação Brasileira de Fisioterapia Dermatofuncional – ABRAFIDEF.

Diretora do Departamento de Fisioterapia Dermatofuncional da Associação Fisioterapeutas do Estado do Rio de Janeiro – AFERJ

Colunista da revista NovaFisio.

Se desejar, use os botões abaixo para compartilhar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.