Ciclista quebra a coluna em 2 partes, volta a andar e surpreende médicos

Fonte: http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2014/08/ciclista-quebra-coluna-em-2-partes-volta-andar-e-surpreende-medicos.html

O drama vivido pelo ciclista de Campinas (SP) Sílvio Ribeiro dos Santos vai entrar na literatura mundial da medicina. O homem de 40 anos foi atropelado por um carro quando ia para o trabalho de bicicleta e fraturou a coluna em duas partes. No hospital, foi alertado pelos médicos que poderia ficar paraplégico pela gravidade da lesão, mas surpreendeu a todos ao mexer as pernas logo após a cirurgia e ao voltar a andar dois dias depois do procedimento. O caso, raro na medicina, segundo os especialistas, será publicado em uma revista científica especializada em traumas.

O atropelamento aconteceu no dia 16 de julho. Santos, que trabalha como motorista em uma rede de restaurantes de Campinas, seguia para o trabalho quando foi atingido por um carro no cruzamento da Avenida Andrade Neves com a rua Germânia, no Centro. Segundo o boletim de ocorrência registrado pelo Corpo de Bombeiros, o motorista do veículo não respeitou a sinalização e atingiu o ciclista, que foi lançado da bicicleta e caiu com as costas no chão. O motorista parou para prestar socorro.

Levado ao Pronto Atendimento do Centro, Santos foi encaminhado para o Hospital Municipal Dr. Mário Gatti após os médicos constatarem que ele havia sofrido múltiplas fraturas.

“Quando eu cheguei ao hospital, os médicos disseram que eu ia perder o movimento das pernas porque a minha fratura havia sido muito grave e que era impossível eu não ter sequela. Achei que minha vida tinha acabado”, contou.

Raridade na medicina
O neurocirurgião Andrei Fernandes participou da cirurgia e diz que nunca viu um caso semelhante. O especialista explicou que a coluna de Santos ficou dividida em duas partes e que, nesses casos, o paciente sempre fica com um trauma neurológico, ou seja, não volta mais a andar. “Antes da cirurgia ele já mexia a perna, então não dá nem para dizer que foi a cirurgia que fez ele voltar a andar. Realmente eu tenho que dizer que ele teve muita sorte, porque eu nunca tinha visto nada disso em toda a minha carreira”, explicou.

A médica residente em neurocirurgia do Hospital Mário Gatti Catarina Lins do Prado, que também acompanhou o caso, disse que foram colocados 10 parafusos para colar a coluna do ciclista, mas que mesmo assim não vê explicação para uma melhora tão rápida e para a ausência total de sequelas. “É inacreditável, o caso dele é raríssimo, eu nunca vi nada igual. Estamos buscando na literatura, mas não achamos nada. Com certeza, era para ele estar paraplégico”, disse.

A única coisa que me faria desistir de viver seria não andar mais”
Sílvio dos Santos
radiografia

O caso chamou tanto a atenção que os médicos que acompanharam o caso de Santos no Mário Gátti já estão escrevendo um artigo científico para publicar a experiência em revistas especializadas em traumas deste porte. “Já começamos a escrever, todos os médicos que acompanharam o caso dele vão assinar o artigo e deve estar publicado em até seis meses”.
‘Pensei no pior’
Santos fez a cirurgia no dia 19 de julho, três dias após o atropelamento. Dois dias depois, ele já caminhava pelo quarto. A sensação de recuperar o movimento das pernas, após o diagnóstico assustador dos médicos, até agora é difícil para descrever. “Foi a maior sensação da minha vida. Eu acho que a única coisa que me faria desistir de viver será não andar mais e não poder ser independente. Pensei no pior”, lembra.

Depois de voltar a andar, o ciclista teve alta do hospital no dia 29 de julho, porque precisou ficar em observação por ter perdido muito sangue na cirurgia. O rapaz mora sozinho no Jardim San Martin, em Campinas, e já retomou a maioria das atividades que fazia antes do acidente. “Já voltei a passar, cozinhar, lavar, estou voltando a minha vida normal. Só não voltei a trabalhar e a andar de bicicleta, por causa dos pontos e da dor que eu ainda sinto, mas em breve tenho certeza que vou voltar”, afirmou.silva

Se desejar, use os botões abaixo para compartilhar.

1 comentário em “Ciclista quebra a coluna em 2 partes, volta a andar e surpreende médicos”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.