Chegou a Hora do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

Queridos alunos que estão nos últimos períodos da faculdade e não conseguem pensar em nenhum tema interessante e atual para o seu TCC!

É aquele momento em que o desespero bate a porta que você anda dormindo em cima do Tratado de Fisioterapia para ver se consegue alguma idéia interessante, motivante e cativante !!!! Mas caros alunos não entrem em pânico !!!! Seus problemas tem solução !!!!

Abaixo forneço algumas dicas de como escolher um bom tema para seu TCC de Fisioterapia;

Mas primeiramente algumas informações importantes sobre o TCC.

  1. O que é ? E para que serve o TCC ? Em todo o seu curso de Graduação, vocês fizeram diversas provas, pesquisas e seminários. Cada um deles foram responsáveis em avaliar seus conhecimentos e competências. Mas mesmo após completar todos os estágios e passar em todas as provas, ainda lhe restam uma ultima e importante tarefa: Desenvolver seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que geralmente é uma pesquisa de campo ou uma Revisão de Literatura;
  2. Além disso, o TCC é uma grande oportunidade para o acadêmico aprofundar seus conhecimentos, estimular seu espirito cientifico e acadêmico em determinado tema da Fisioterapia e assim defender suas idéias e conclusões diante de uma banca. No qual essa banca tem por objetivo avaliar itens importantes do aluno como:

a) Habilidade de buscar informações relevantes sobre o tema;

b) Capacidade de sintetizar as informações e redigirem um texto em linguagem científica, apresentando os resultados de sua pesquisa de forma clara, objetiva e organizada;

c) Demonstrar o domínio do Tema escolhido, defender seus objetivos e achados de forma coesa e com aprofundamento cientifico em apresentação oral diante de uma banca examinadora.

Mas agora vamos para a parte principal de nosso Bate-Papo!!!

  1. Como escolher o Tema? Esse é o Ponto Critico !!!!

Primeiro aspecto o tema deve ser sobre um assunto que você goste!!!

Segundo o TCC deve ser sobre um Tema possível de ser pesquisado. Por exemplo: Mesmo que você goste de Pilates e adore a Unidade de Terapia Intensiva, nada de sugerir temas malucos como: “O Efeito do Pilates em Pacientes Submetidos em Ventilação Mecânica Invasiva”. Da mesma forma evite temas com escassa literatura.

Por isso escolha temas com literaturas vastas mas que ainda existam lacunas nesses estudos como por exemplo: “Pilates na Terceira Idade” ou “Pilates, Fortalecimento Muscular e Escoliose” ou Fisioterapia Respiratória e Ventilação Mecânica Não Invasiva”.

2. OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Ao escolher o Tema de seu interesse, encontre um orientador que entenda do assunto. É um passo fundamental a escolha adequada do orientador, porque caso sua escolha não seja a mais adequada, você terá que fazer uma grande parte do seu trabalho sozinho.

PONTO CHAVE – DICA IMPORTANTE !!!!

Planejar um quadro dividido em 4 Partes, com as seguintes categorias e preenche-las com os assuntos referentes a cada categoria.

TENHO AFINIDADE E ENTENDO DO ASSUNTO

NÃO TENHO AFINIDADE, MAS ATÉ ENTENDO ALGUMA COISA DO ASSUNTO

TENHO AFINIDADE, MAS NÃO ENTENDO MUITO DO ASSUNTO

NÃO TENHO AFINIDADE E NÃO SEI NADA DO ASSUNTO E NÃO TENHO INTERESSE EM SABER A RESPEITO

Brainstorm (Tempestade de Idéias)

  • Ao final você perceberá que a categoria que você tem afinidade irá ficar muito mais cheia, do que a categoria dos temas que você não gosta.

 

  • Em função disso recomendo a vocês “ESCOLHER TEMAS QUE VOCÊ TEM AFINIDADE, MAS NÃO ENTENDE MUITO, POIS É UMA OTIMA OPORTUNIDADE PARA APRENDER ASSUNTOS NOVOS DAS AREAS DE SEU INTERESSE, ASSIM DESENVOLVERÁ UM TCC DE FORMA CLARA, OBJETIVA, INTERESSANTE E DE GRANDE VALIA PARA SUA FORMAÇÃO E PARA O MUNDO ACADÊMICO”.

 

  • Sugiro assim que pense em algo envolvendo uma DOENÇA OU DISFUNÇÃO (ESTE SERÁ O EIXO PRINCIPAL DO SEU TRABALHO), e em seguida escolha uma INTERVENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA RELACIONADA AO SEU EIXO PRINCIPAL, se houver interesse e disponibilidade para enriquecer ainda mais seu trabalho poderá definir uma POPULAÇÃO ESPECIFICA.

 

PRONTO!!! AGORA VOCÊ JÁ É CAPAZ DE ELABORAR UM ESQUELETO DO SEU TEMA COMBINANDO UMA DOENÇA/DISFUNÇÃO COM UMA INTERVENÇÃO E/OU UMA POPULAÇÃO ESPECIFICA. 

POR ULTIMO. NÃO ESQUEÇA DE VERIFICAR SE EXISTEM ARTIGOS OU REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PARA O TEMA ESCOLHIDO E COM O TEMA EM MÃO, CONVERSE COM O ORIENTADOR ESCOLHIDO.

 

GOSTARIA DE DESEJAR UMA BOA SORTE AO ALUNOS DOS ÚLTIMOS PERÍODOS DA GRADUAÇÃO COM A ESCOLHA DO TEMA DO TCC. PENSEM DE FORMA LÓGICA, COM ATENÇÃO E RESPONSABILIDADE, PORQUE UM BOM TEMA IRÁ DESPERTAR O INTERESSE DE VOCÊS A DESENVOLVEREM UM TRABALHO INTERESSANTE, IMPORTANTE E COM CUNHO CIENTIFICO DE GRANDE VALIA PARA A NOSSA PROFISSÃO, ASSIM VALORIZANDO CADA DIA MAIS O PROFISSIONAL. 

 

BOA LEITURA E QUALQUER DUVIDA POR FAVOR ENTREM EM CONTATO!!!!

ABRAÇOS!!!!

Se desejar, use os botões abaixo para compartilhar.

5 comentários em “Chegou a Hora do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)”

  1. Sheila Ferreira

    Informações valiosas, estou começando o meu e a credito que essas dicas serão de grande ajuda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.