Centro Especializado em Reabilitação Multiprofissional já atendeu mais de 100 pacientes

O encaminhamento é feito pelas Unidades de Saúde

O Centro Especializado em Reabilitação Multiprofissional, localizado no distrito do Rio Maina, em Criciúma, já atendeu mais de 100 pessoas desde a sua inauguração no dia 28 de setembro. Atualmente, além da Reabilitação Cardiopulmonar Pós-Covid, o espaço conta com ambulatório de feridas, fisioterapia neurológica e fonoaudiologia. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com encaminhamento feito pelas Unidades de Saúde.

O Centro de Reabilitação Cardiopulmonar Pós-Covid pelo Sistema Único de Saúde (SUS), é um projeto pioneiro no país. O atendimento é oferecido pelo Município, sendo totalmente gratuito e destinado a pessoas a partir dos 18 anos. Os profissionais disponibilizados são psicólogo, nutricionista, enfermeiro, fisioterapeuta, médico do esporte, pneumologista, profissionais de educação física e fonoaudiólogos.

De acordo com o coordenador e médico do local, Luiz Carlos Fontana, primeiro o paciente passa por uma avaliação geral com todos os profissionais e após é direcionado para a reabilitação. “Iniciamos o Centro com a ideia da reabilitação cardiopulmonar após contrair o vírus e apesar de esse ser o nosso foco, sabemos que as sequelas podem ser multissistêmicas, atingindo diversos órgãos do corpo”, enfatizou.

Um dos pacientes atendidos no local é o aposentado Mario Sérgio de Farias. Ele afirma se sentir melhor com os estímulos médicos do tratamento. “Muito bom o atendimento, tenho esperança do mais cedo possível voltar ao normal, pois fiquei com sequelas do lado esquerdo do corpo. Estou me sentindo bem com os profissionais daqui e contente porque até o final do ano quero estar bem”, ressaltou.

Colaboração: Leticia Ortolan / Comunicação Prefeitura de Criciúma

Fonte: http://www.engeplus.com.br/noticia/saude/2020/centro-especializado-em-reabilitacao-multiprofissional-ja-atendeu-mais-de-100-pacientes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.