Carnaval sem lesão: Fisioterapeuta dá dicas de cuidados

Carnaval é época de folia. Bailes, micaretas, escolas de samba, desfile de blocos… o que não faltam são atrações destinadas a todos que desejam aproveitar ao máximo o período de festa. Para que a maior manifestação popular do país não acabe gerando prejuízos à saúde, no entanto, alguns cuidados com a coluna são imprescindíveis.

Hábitos posturais incorretos, alimentação inadequada, pouco descanso e álcool em excesso são alguns dos descuidos apontados pelo diretor do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral, Helder Montenegro, como responsáveis pelo aumento estatístico dos problemas de coluna e outras articulações nesta época do ano.

Para que o carnaval seja aproveitado sem dor, o fisioterapeuta adverte que é importante ter sido feito um trabalho de fortalecimento muscular para que o corpo esteja preparado para a sobrecarga dos festejos.

– O ideal é que os foliões procurem ter vários momentos de descanso, de preferência com as pernas para cima, e usar compressas de gelo nas articulações doloridas.

Helder Montenegro adverte também contra o uso de salto alto durante as festividades carnavalescas. O salto altera o centro de gravidade, gerando uma postura inadequada que aumenta a carga sobre a coluna, um dano maximizado pelos movimentos feitos ao pular e dançar.

– Dançar de salto alto pode causar dores, principalmente na região anterior dos joelhos, e também lesões como entorses de tornozelo e joelho. A pressão intensificada na parte anterior dos pés por longo período de tempo pode levar ao desconforto e à condição de dor chamada fascite plantar – afirmou.

Para quem desfila com fantasias pesadas a orientação é também que a preparação para a maratona seja feita muito antes do início do carnaval e, preferencialmente, com o auxílio de profissionais de saúde. Caso contrário, o peso excessivo durante o longo tempo de apresentação e a posição de pé podem inevitavelmente acentuar problemas nas curvaturas da coluna, além de hérnia de disco e lombalgia.

Se desejar, use os botões abaixo para compartilhar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.