Cada um no seu quadrado, Fisioterapia combina apenas com o fisioterapeuta

Carlos Nascimento e Marcelo Torres são grandes jornalistas e com competência desenvolvem seus trabalhos no SBT, quem assiste sabe das grandes qualidades desses dois profissionais. Mas já pensou se um deles resolvesse de uma hora para outra que iria exercer a Fisioterapia? Por nunca terem estudado Anatomia, Cinesiologia, Fisiologia e Patologia Geral e outras tantas disciplinas que elencam a grade curricular para quem estuda Fisioterapia, teríamos no mínimo uma tragédia. Ou o que aconteceria se o Prof. Nilton Petrone, Fisioterapeuta e grande referência na Fisioterapia, resolvesse atuar em Arquitetura sem nem ao menos ter estudado para isso? Também poderíamos ter uma grande tragédia que colocaria em risco a vida de muitas pessoas. Ou se o Oscar Niemeyer, que foi considerado um grande arquiteto, resolvesse trabalhar com Medicina sem ter a mínima noção do que um médico estudou? Quantas mortes aconteceriam? Provavelmente muitas, não é?
Por que estas trocas?

Porque o objetivo desse texto de hoje é mostrar a você leitor, que está estudando ou pretende estudar Fisioterapia, que ela não combina com outros profissionais. A Fisioterapia só poderá combinar com você futuro Fisioterapeuta. É você quem está descobrindo as maravilhas e desdobramentos que o corpo humano é capaz de fazer e ter. E dessa forma não permitir que outros profissionais ainda que tenham atuações com Terapia Ocupacional, Enfermagem, Educação Física, Fisioterapeutas que não estão legalmente inscritos em conselho ou mesmo leigos atuem numa área que é competência exclusiva do Fisioterapeuta. Quando permitimos ou mesmo fazemos vista grossa para um profissional que está exercendo ilegalmente a Fisioterapia, somos coniventes e podemos até assumir algum risco sobre a vida do outro que deveria estar sob os cuidados do profissional competente.

Infelizmente ainda existem profissionais que permitem tal prática e acabam infringindo o código de ética e o que é pior, estragam a boa imagem da Fisioterapia. Quem não buscou um atendimento fisioterapêutico e lá tinham até técnicos de enfermagem fazendo atos privativos dos Fisioterapeutas?

Já vimos diversas vezes nas mídias o que acontece com quem tenta exercer a Medicina ilegalmente. São presos e processados por exercício ilegal de profissão. E por que nós Fisioterapeutas ainda permitimos tal prática no nosso meio?
Arquitetura está para o Arquiteto, a Medicina está para o Médico, o Jornalismo está para o Jornalista… Assim está a Fisioterapia para o Fisioterapeuta. Portanto, se você estuda Educação Física e quer praticar Fisioterapia, mude de curso ou então termine seu curso de Educação Física e estude Fisioterapia depois. Ou se você estuda Fisioterapia e quer praticar a Medicina, ainda está em tempo de mudar de curso e ir estudar para ser Médico. A Fisioterapia é para o Fisioterapeuta.

Dra. Amanda Damasceno Soares
Fisioterapeuta Acupunturista
Consultora em Ergonomia
Blogueira e dona do blog: Coisas de Fisioterapia.
FanPage: Dra. Amanda Fisioterapeuta – Coisas de Fisioterapia.

Se desejar, use os botões abaixo para compartilhar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.