Acupuntura e fisioterapia contra as dores

A Acupuntura, sendo uma especiali­dade da Fisioterapia, tem uma ação global no tratamento do paciente com dor, seja ela aguda, crônica, decorren­te de desequilíbrios emocionais ou traumas.

Após uma avaliação criteriosa pode-se real­mente achar a causa do problema e atacá-la, chegando à cura.

Em grande parte, os trata­mentos medicamentosos, enfatizam apenas a sintomatologia, ou seja, tratam a consequência e não a causa.

Segundo a fisioterapeuta Dra. Renata Celian de Martins Kohs (Crefito 3/36420-F), a associação do tratamento fisioterápico convencional ou da RPG à Acupuntura tem mostrado resultados surpreendentes, pois é possível equilibrar o sistema muscular e o sistema ósseo, juntamente com o equilíbrio energético do individuo, proporcionando condições para que se mantenham os resultados e se previnam novas ocorrências.

A Dra. Renata explica que, segundo o depoimento de alguns pacientes com dor lombar, por exemplo, onde se associa o tratamento fisioterápico à Acupuntura ou que somente tratam pela Acupuntura, já na primeira sessão, os resultados variam de 60% a 80% de melhora em uma escala subjetiva de dor.

“Este é apenas um exemplo, pois na verdade os resultados são muito mais abrangentes quando se associa a Acupuntura”, ressalta.

“Ocorre, na maioria das vezes, uma sensação de bem-estar, melhora do sono, equilíbrio do apetite, melhora da disposição etc, ou seja, há um ganho real em todos os aspectos do ser humano e isso, com certeza, torna seu dia-a-dia muito melhor.”

Como e o que a Acupuntura trata?

Diversas patologias podem ser tratadas pela Acupuntura: dores nas articulações e na coluna, obesidade, estresse, TPM, insônia, rinite e outros problemas respiratórios, hipertensão arterial etc.

O tratamento pode ser realizado em adultos e crianças.

São utilizadas agulhas descartáveis, que são dispostas em pontos distribuídos pelo corpo.

Outra forma utilizada é a auriculoterapia, em que sementinhas são presas com micropore no pavilhão auditivo em pontos específicos (geralmente usada em crianças, mas também em adultos).

É totalmente indolor.

A fisioterapeuta explica que por meio da aplicação nos pontos dos meridianos há liberação de endorfinas e a energia, o sangue e os fluidos corpóreos passam a circular sem bloqueios pelos canais e pela região da dor.

Em consequência, há alívio dos sintomas.

“Fique atento aos sinais do seu corpo, procure auxílio o quanto antes e sinta os benefícios da Acupuntura”, finaliza a fisioterapeuta.

4 comentários em “Acupuntura e fisioterapia contra as dores”

1. Magnun Cunha

Boa tarde.Gostaria de informações do Curso de Acumputura e RPG.Datas,preços….Att:Magnun Cumha.

2. Jucelia Cymbalista

Meu pai tem dores nas pernas quase não cosegue mais andar, sera que a Acompultura ajudaria ele a voltar os movimentos e curar as dores?