Acidentes de carro e má postura: lesões que podem ser evitadas

postura-ao-dirigir

Para especialista a posição corporal adequada ao se dirigir pode proteger a coluna vertebral de ferimentos mais graves

O período de férias escolares está terminando e agora é hora de voltar para casa e retomar a rotina. O momento de prazer com a família infelizmente pode se transformar em um trauma devido à violência do trânsito brasileiro e também em decorrência de lesões na coluna vertebral consequentes da má postura no automóvel.

Somente durante o feriado de Ano-Novo as rodovias paulistas registraram 37 mortes. De acordo com o balanço divulgado pelo Comando de Policiamento Rodoviário, foram 1.041 acidentes, com 702 vítimas.

Segundo o fisioterapeuta Giuliano Martins, diretor regional da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRColuna), proprietário do ITC Vertebral Ribeirão e ITC Vertebral Curitiba e perito do trabalho, as lesões em “chicotes no pescoço” (whiplash) são os traumas mais comuns na coluna vertebral causados por acidentes automobilísticos. “São resultantes da transferência de energia para região cervical, devido a aceleração ou desaceleração bruscas”, explica.

Para Martins, a postura correta dos condutores e passageiros pode evitar ferimentos mais graves. “A coluna deve estar totalmente apoiada no banco, com as pernas e braços levemente flexionados, no caso do motorista é necessário segurar o volante com as duas mãos e todos precisam utilizar o cinto de segurança”, afirma.

Mas os acidentes não são os únicos riscos para a coluna vertebral. O diretor regional da ABRColuna ressalta que a má postura durante longos períodos dentro do carro são extremamente prejudiciais à saúde. “Muitas pessoas trabalham dirigindo, em viagens distantes e podem desenvolver, por exemplo, hérnia de disco, devido à posição sentada na qual a sobrecarga lombar é muito maior. O correto é, além da postura no assento, fazer pausas a cada duas horas e alongar o corpo”, alerta.

Ainda de acordo com o fisioterapeuta, a atividade física para fortalecer a musculatura é indispensável para se evitar lesões.

Confira mais orientações em www.itcvertebralribeirao.com.br/media/upload/cartilha.pdf

Sobre o ITC Vertebral – Fundado pelo fisioterapeuta Helder Montenegro, presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRColuna) e reconhecido como um dos maiores especialistas em tratamento de coluna no Brasil, o Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral iniciou suas atividades em 2005, em Fortaleza (CE).

Em apenas dois anos foram mais de 700 pacientes tratados, com êxito, pelo método RMA. Tais resultados alcançaram grande projeção e o ITC Vertebral passou a receber pacientes de todo o Brasil. Com o aumento da demanda, o ITC Vertebral decidiu formatar a primeira franquia em fisioterapia do país e, em 2007, deu início à uma expansão que já contabiliza 55 unidades no país. Capitais como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, por exemplo, já contam com mais de uma unidade do Instituto. O ITC Vertebral é afiliado à ABF (Associação Brasileira de Franquias). Em 2010, foi ranqueado pela Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios em primeiro lugar no quesito crescimento econômico e terceira posição em satisfação dos franqueados que, juntos, já trataram mais de 4 mil pacientes.

Por conta do reconhecido trabalho, o ITC Vertebral recebeu convites para demonstrar seus resultados no México, Inglaterra, Holanda, Portugal, Argentina, Chile e Venezuela, países que estão em vias de instalar unidades do Instituto.

Serviço
ITC Vertebral (Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral)
Avenida Presidente Vargas, 2121 sala 2401
Edifício Times Square
Telefone (16) 3623 3248
Site : www.itcvertebralribeirao.com.br

Imagens relacionadas


O fisioterapeuta Giuliano Martins do ITC Vertebral Ribeirão destaca que a postura correta ao se dirigir pode evitar lesões mais sérias na coluna vertebral
Divulgação
baixar em alta resolução

Atendimento à imprensa:

Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa
(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369
www.nucleodanoticia.com.br
Rodrigo Martins – (16) 9.8136.8163
rodrigomartins@nucleodanoticia.com.br
Vanessa Del Grossi – (16) 9.9233.2593
vanessadelgrossi@nucleodanoticia.com.br
André Luís Rezende – (16) 9.8142.4299
andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.