A partir de agora, a graduação é obrigatória para atuação no mercado.

Agora é oficial. O presidente Michel Temer sancionou em 3 de abril a Lei nº 13.643, regularizando as profissões de Esteticista, que compreende o Esteticista e Cosmetólogo, e de Técnico em Estética. A iniciativa partiu da Associação de Cosmetologia e Estética do Ceará, que apresentou a sugestão à Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados.

A partir de agora, será considerado profissional da área os graduados em curso de nível superior com concentração em Estética e Cosmética, oferecido por instituição regular de ensino no Brasil, devidamente reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), ou instituição estrangeira com diploma revalidado no Brasil.

O mesmo acontece com os profissionais concludentes em técnico de Estética no Brasil, ou instituição estrangeira com diploma revalidado no Brasil. O profissional com formação técnica prévia em estética, ou que comprove o exercício da profissão há, pelo menos, três anos, também terá assegurado o direito ao exercício da profissão, na forma estabelecida em regulamento.

Para a coordenadora da Graduação Tecnológica em Estética e Cosmética da Unifor, Aline Teixeira, a regulamentação da profissão é a vitória de uma luta travada há anos: “Há muito tempo que se luta pela regulamentação da profissão, mas sempre havia algum entrava que adiava o sonho dos profissionais da Estética. A grande necessidade da regulamentação surgiu e veio tomar cada vez mais força após o aumento do número de profissionais na área, alguns sem a devida capacitação. A grande vitória é ter profissionais formados para atender cada vez melhor”, destaca.

A professora parabenizou os alunos do curso por essa conquista: “Ficamos felizes e parabenizamos os alunos e a gestão do curso, que aproveitaram para comemorar. Esperamos receber mais estudantes e profissionais atuantes no mercado que vão precisar da formação”.

Estética e Cosmética na Unifor

O curso de Estética e Cosmética da Universidade de Fortaleza tem duração de três anos e o profissional e capacita profissionais para atuar em clínicas de estética, salões de beleza, clínicas de cirurgias plásticas, dermatológicas e de fisioterapia, academias de ginásticas, hotéis, resorts, indústrias, universidades e áreas de pesquisa.

A Unifor oferece campos de práticas ainda na graduação, que conta com sete laboratórios e um spa. Recentemente, foi inaugurada uma moderna academia que, além de equipamentos de ginástica de última geração, dispõe de laboratórios e salas de aula para os cursos de Estética e Cosmética, Fisioterapia e Educação Física. No caso da estética, as aulas abordarão terapias capilares e tratamentos faciais e corporais.

No decorrer da graduação tecnológica, o aluno adquire certificações intermediárias para ingressar no mercado de trabalho. Logo no primeiro semestre, o aluno recebe o certificado de Assistente Técnico em Estética Corporal, com 828 horas cursadas. Após o quarto semestre, recebe o de Assistente Técnico em Estética Facial e Capilar, após 1.692 horas, e, ao final do curso, o profissional se forma como Tecnólogo em Estética e Cosmética.

Fonte: https://g1.globo.com/ce/ceara

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.