A importância de fortalecer o abdômen

Estudos recentes mostram a eficiência no fortalecimento da musculatura da parede abdominal. Para melhor entendimento, nossos músculos abdominais funcionam como uma cinta, gerando uma maior estabilidade e diminuindo o impacto sobre a coluna. Com isso, diminuem-se as chances de ocorrer alguma lesão durante a prática da atividade física.

A musculatura da coluna é responsável pelos movimentos de flexão, inclinação e rotação do tronco. Os principais grupos musculares são: oblíquo interno e externo, reto do abdômen e transverso do abdômen – cada qual com sua respectiva função.

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Imagine uma pessoa com a musculatura hipotônica (fraca), levantando da cama. A força exercida pela coluna, sobrecarregando os discos, é muito grande. Agora, uma pessoa com musculatura devidamente fortalecida não gera quase nada de sobrecarrega na coluna. Outro exemplo é uma pessoa sentada sem auxílio da musculatura abdominal. A coluna vai ficar sem nenhum ponto de sustentação e equilíbrio, favorecendo o aumento da hiper lordose lombar.

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Quando fraca, nossa musculatura abdominal dificulta a eliminação de resíduos, facilita a formação de hérnias (tanto visceral quanto articular), diminui o equilíbrio postural, dificulta a sustentação de viscerais abdominais, atrapalhando o processo digestivo, entre outros agravos. Além disso, temos um grande benefício: a estética – aumentando a autoestima e favorecendo uma melhor qualidade de vida.

Então, vamos acertar o passo!

 

Rumocerto

Ramon Fontes David
Fisioterapeuta Especialista em Podoposturologia, Quiropraxia, RPG, Pilates, Auriculoterapia e  Osteopatia
CREFITO 165480F / Tel:  (32) 3214-5805 / 8832-9335
ramon.fisioterapia@yahoo.com.br
* Imagem de capa: Reprodução / Dicas para Perder Peso
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2 comentários em “A importância de fortalecer o abdômen”

  1. Alain Oliveira dos Santos

    Acho que poderia ser ressaltada a importância da dupla multífido/transverso abdominal na prevenção de algias e lesões na coluna lombar, importância essa já elucidada por Paul Hodges. E salientar talvez não a importância do fortalecimento, mas da ativação correta e de maneira quase automática dessa musculatura, no qual se baseia, por exemplo, o Pilates. Grato pelo espaço e a disposição para correções ou complementações.

  2. Mauro Bufarat

    Tive pólio e atingio mais a perna esquerda.
    Com fisioterapeutas aprendi a deixar rígida a parte abdominal.
    Pergunto há problemas em eu treinar para que consiga ficar direto contraído ?
    Tenho receio de fadigar e ter problemas no futuro próximo , estou com 60 anos.
    Obrigado

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