A importância da Fisioterapia para as crianças

Saiba como a Fisioterapia pode corrigir a postura dos pequenos

Quem pensa que a Fisioterapia é algo voltado apenas para pessoas da terceira idade ou lesionadas está enganado. Mas qual o papel do fisioterapeuta? As técnicas utilizadas pelos profissionais são voltadas tanto para a recuperação, como prevenção, por isso, a Fisioterapia também pode atuar como uma grande aliada na correção de postura das crianças.
Muitas vezes nós não nos preocupamos com o modo como nos sentamos, porém, não manter a postura correta durante a nossa rotina diária pode causar graves problemas de coluna, além de outros riscos para a saúde e quando se trata dos pequenos a atenção deve ser redobrada.
Através da prevenção precoce é possível evitar qualquer tipo de doença ou desconforto no corpo, portanto, quanto mais cedo prevenir, melhor. Especialistas alertam a importância dos pais estarem atentos à postura dos seus filhos ao andar, carregar a mochila, sentar-se para estudar ou até mesmo  na hora de brincar.
Atualmente, algumas escolas já adotam a “educação postural”, onde através das aula de Educação Física proporcionam momentos para a manutenção e desenvolvimento de uma boa postura às crianças.
Um estudo realizado na Bélgica há um tempo atrás, mostrou que programas de conscientização nas escolas irão refletir significativamente no futuro das crianças. Por isso, é importante investigar com precisão desde cedo as queixas dos pequenos, a fim de prevenir possíveis complicações. Desse modo, a Fisioterapia pode ajudar muito na avaliação, bem como, na prevenção das mesmas.

Como manter uma postura correta

Ao sentar é preciso que os pés estejam apoiados ao chão, não cruzar as pernas e manter a coluna ereta. Evitar carregar mochilas pesadas para que o corpo não se incline para frente, ou seja, é fundamental que a coluna fique reta e os pés bem apoiados ao chão. 

A forma de dormir das crianças também é importante ser analisada, o essencial é manter um travesseiro entre as pernas e outro na altura do ombro, além de optar por um colchão que não seja muito mole, nem muito firme e evitar dormir de bruços.
Na hora de brincar sentado no chão, é interessante que o pequeno sente-se sobre os ísquios (os ossinhos do bumbum), de modo a proporcionar uma postura mais adequada.

Bolsas de estudo para o curso de Fisioterapia

Tem interesse em estudar Fisioterapia? O Educa Mais Brasil disponibiliza bolsas de estudo de até 70% de desconto e dar a chance de construir a sua carreira profissional. Não perca mais tempo! Confira agora mesmo as vagas disponíveis para a sua cidade e comece a fazer o curso que sempre sonhou! Acesse o site www.educamaisbrasil.com.br e inscreva-se.

Fonte: E+B Educação | Isabela Rosas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.