A importância da aplicação da fisioterapia preventiva nas empresas

A vida do homem moderno está cada vez mais voltada ao enfrentamento de situações críticas para sua subsistência, tais como alimentação, moradia, transporte, ensino, saúde e a própria manutenção do emprego, todas elas situações geradoras de stress.

Sabemos que este estresse gerado, caso ele não seja administrado, irá acarretar inúmeras doenças psíquicas e osteomusculares, consequentemente, reduzirá a qualidade de vida, a saúde e a produtividade do trabalhador, pois o ritmo excessivo de trabalho, postura inadequada, esforços físicos, movimentos repetitivos e condições físicas inadequadas nos postos de trabalho causam tensões e estresse por todo o corpo do trabalhador que refletem em seu rendimento.

Entre as ferramentas utilizadas na procura da melhoria da qualidade de vida no trabalho, vem tomando local de destaque, dentre os métodos preventivos, a Fisioterapia Preventiva, associada à Ginástica Laboral e o Treinamento Físico.

Estas técnicas, juntas, proporcionam um bem estar a curto, médio e longo prazo para o funcionário e, consequentemente, um melhor resultado para a empresa.

No Brasil, a Fisioterapia Preventiva tem ganhado destaque nos últimos anos, sendo utilizada como uma importante ferramenta, dentro do conjunto de medidas que visam prevenir o aparecimento de lesões musculoesqueléticas ligadas a atividades dentro do ambiente de trabalho (LER/DORT).

A estratégia de “prevenir que o funcionário fique doente” é uma prática já adotada pelas grandes empresas, neste sentido as palavras do presidente do Banco Banrisul Túlio Zamin:

“o prazer e o bem estar proporcionado pela ginástica laboral no ambiente de trabalho é remédio para muitos males da vida moderna. “Além disto, nosso projeto de ginástica laboral consegue entender as complexidades do nosso negócio, seja do ponto de vista dos conhecimentos dos processos, seja no que envolve a tranquilidade das pessoas”, afirmou. O Banrisul é atualmente a empresa que mais emprega Profissionais de Educação Física na área de ginástica laboral. ”[1]

Portanto, podemos concluir que, a Fisioterapia Preventiva é de extrema importância, não só para a empresa, mas principalmente para os trabalhadores, pois seus benefícios vão além da prevenção dos problemas ocupacionais, que hoje não se limitam somente as LER/DORT, mas também no que diz respeito aos problemas psíquicos oriundos do acúmulo de tensões mentais como o estresse, a ansiedade, a depressão, dentre outros.

Se desejar, use os botões abaixo para compartilhar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.