A fibromialgia pode levar à morte?

Não. A fibromialgia não pode levar à morte, porém os seus danos ao organismo e psicológico da pessoa, seus impactos são vistos principalmente nos aspectos pessoais e profissionais.

No meio pessoal é visível em alguns casos o aparecimento da depressão devido a aspectos como dor crônica, distúrbios de sono, estresse psicológico, entre outros.

No aspecto profissional é visível a queda de produtividade e o aumento constante de ausências e atestados médicos, tudo isso acaba por afetar o futuro profissional da pessoa, e por consequência irá afetar suas relações sociais e familiares.

No aspecto fisiológico existe um claro comprometimento da capacidade de praticar atividades físicas, causada pela fadiga que desenvolve um cansaço crônico no individuo.

A insônia contribui para o agravamento desse quadro de cansaço, as dores crônicas e a hipersensibilidade completam o quadro clínico, que torna atividades triviais extremamente dolorosas ou cansativas.

O importante para o portador da fibromialgia é procurar o tratamento assim que os sintomas iniciais surgirem, uma boa alimentação e a prática de atividades físicas é essencial para o tratamento. A utilização de analgésicos pode ser reduzida se práticas de vida saudáveis forem adotados, diminuindo assim a dependência desses medicamentos e a vulnerabilidade do organismo.

Se desejar, use os botões abaixo para compartilhar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.